Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Número de escorpiões-amarelos dispara em Gravatal

Cotidiano
Img AEE5878601B0E2F511BF13DA800CA57E49674B2C
Foto: Reprodução/PMG

Cotidiano

Número de escorpiões-amarelos dispara em Gravatal

Município preparou reunião para orientar a população

TUBARAO

O município de Gravatal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta quarta-feira (7) uma reunião aberta à população para tratar do escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), espécie considerada a mais venenosa da América do Sul.

O encontro será na Câmara da Vereadores, às 19 horas, e contará com a participação de especialistas da Gerência Regional de Saúde de Tubarão, que trarão informações técnicas e orientações práticas sobre prevenção de acidentes e controle da proliferação.

A ação ocorre diante do aumento significativo no número de escorpiões encontrados no município. Apenas entre janeiro e abril de 2025, 17 exemplares foram localizados — número que representa mais da metade dos casos registrados entre 2019 e 2024, quando 26 escorpiões foram identificados. As varreduras da Vigilância Epidemiológica foram intensificadas, especialmente no bairro Termas, após denúncias da população.

“Antes, as varreduras eram realizadas a cada seis meses. Com o aumento das denúncias, passamos a atuar semanalmente. Muitas pessoas recorrem ao uso de inseticidas, o que não é recomendado, pois os escorpiões se escondem e retornam. Durante as chuvas, também se abrigam em tubulações. Acreditamos que a espécie chega a novas áreas por meio do transporte em veículos, como caminhões. A fêmea não precisa do macho para se reproduzir e pode gerar até 17 filhotes sozinha”, explica Rafaela Zanelato Fernandes, técnica da Vigilância Epidemiológica.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone (48) 3642-2844. A equipe realiza inspeções nos locais indicados, com foco na eliminação de focos e orientação dos moradores. Apesar do crescimento no número de ocorrências, em 2025 não foi registrado nenhum acidente com o animal. O único caso em Gravatal ocorreu em 2021, e a vítima se recuperou sem complicações.

Recomendações:

– Agite roupas e calçados antes de usá-los;
– Evite colocar as mãos em buracos, sob pedras ou troncos podres;
– Use calçados e luvas ao mexer no jardim ou em locais com entulhos;
– Afaste camas e móveis das paredes e evite roupas no chão;
– Mantenha ralos do banheiro e da cozinha sempre fechados;
– Evite pendurar roupas em portas e paredes.

Com informações de PMG.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo