Número de idosos cresce mais de 50% no Brasil nos últimos anos
Boa alimentação, atividades físicas e uma vida social ativa ajudam a envelhecer com mais saúde
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos com mais de 65 anos cresceu mais de 57,4% nos últimos 12 anos, no Brasil. A expectativa de vida no país em 2019 era de 76,2, mas já em 2022 a expectativa baixou para 75,5 por conta da pandemia de Covid-19 em 2020. Mas como tornar o envelhecimento mais leve e saudável?
“Algumas escolhas simples estimulam a boa saúde. Atividades físicas, seja musculação ou caminhadas, são grandes marcadores de longevidade. Eles ajudam a estimular a fabricação de neurotransmissores essenciais para a cognição”, afirma o especialista em gerontologia, Ney Messias Júnior.
Se manter longe da família e amigos pode interferir na parte social de qualquer pessoa, mas para os idosos esse tipo de isolamento pode ser mais prejudicial do que se pode imaginar. Doenças psíquicas são muito comuns nesta fase da vida, podendo ir de um simples sentimento de solidão a uma depressão.
O especialista ainda ressalta a importância de se manter ativo em todas as áreas, para prevenir o isolamento e a possível aparição de uma depressão ou ansiedade. “Em uma geração que os vê como frágeis, improdutivos, adoecidos, acomodados e, por tanto, trabalhosos”.
Além da prática de atividades físicas e alimentação saudável, é muito importante manter a vida social ativa, com a presença de amigos e familiares.