Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Números da transparência em Tubarão devem dobrar com o novo portal

Cotidiano
Números da transparência em Tubarão devem dobrar com o novo portal
Foto: Reprodução/PMT

Cotidiano

Números da transparência em Tubarão devem dobrar com o novo portal

Desenvolvedora calcula um salto no índice de 39 para 95%

Publicidade

Com o novo Portal de Transparência de Tubarão, o índice de clareza nas informações disponibilizadas pelo município deve mais do que dobrar em 2025. Em um levantamento feito e divulgado pelo portal SCTodoDia, a Cidade Azul conta com apenas 39% de transparência nas informações referentes à gestão municipal. Com a ferramenta atualizada, a porcentagem deve superar os 90% a partir de agora.

O especialista de suporte e manutenção da Betha Sistemas, Gian Teixeira, afirmou que as mudanças no antigo portal cujo a empresa também era a desenvolvedora responsável, partiu de uma solicitação da prefeitura que buscava expandir a capacidade de atualização dos dados, criando novas consultas e dados. “Damos essa autonomia ao setor de TI da prefeitura. Damos os treinamentos, as capacitações. Hoje o município tem autonomia de fazer alterações, criar novas consultas, facilitando ao cidadão um acesso mais rápido aos dados”, explicou o profissional.

Um novo levantamento sobre os dados de transparência em todos os municípios brasileiros deve ser divulgado na segunda quinzena de novembro. Tubarão no entanto, deve permanecer com índices abaixo do considerado ideal já que as últimas avaliações da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) foram realizadas em agosto deste ano, época em que o antigo portal estava operando.

Gian acredita que seguindo o atual padrão, o índice deve mais do que dobrar para 2025. “As avaliações de transparência deste ano já aconteceram. Imaginamos que para 2025 a prefeitura já consiga acima de 95% de transparência almejando alguns selos importantes”, destacou o especialista.

A partir de 75% um município ou órgão gestor adquire o selo prata no Radar da Transparência Pública, que ainda possui os níveis ouro e diamante. Esta porcentagem é considerada o mínimo para um município não sofrer sanções administrativas, como bloqueio de repasses, multas, entre outros.

Continue lendo
Topo