Cotidiano
Nutricionista dá dicas de como se alimentar melhor no inverno
Estação mais fria do ano traz consigo variados tipos de pratos saudáveis e práticos
Com a estação mais fria do ano em vigor em Santa Catarina, se alimentar de maneira saudável vem cada vez mais se tornando difícil. As pessoas, por vezes, passam a consumir mais lanches como hambúrgueres, cachorro quente e xis por conta da comodidade e acabam deixando de lado alimentos que fazem bem ao sistema imunológico.
Segundo a nutricionista Maria Cristina Gonçalves de Souza, existem os macronutrientes que são as proteínas, carboidratos e lipídios e também temos os micronutrientes, que podem ser ingeridos com baixa doses para a manutenção do corpo, como as vitaminas A, D, C, E, B6 e B12.
“Sempre é bom que em cada refeição maior como café da manhã, almoço ou jantar que alguma proteína seja introduzida para dar energia”, afirmou a nutricionista.
Alimentos como caldos e sopas são muito consumidos no inverno, é um prato quente e muito nutritivo e pode ser feito de várias formas, com vários legumes ou com algum em específico. “Preparar um caldo e deixar congelado é uma boa dica para quem não gosta de cozinhar todos os dias”, enfatiza Maria Cristina.
Preparar pratos diferentes e por em prática novas ideias pode ser o ponto chave para mudar a alimentação. “Usar a criatividade na cozinha é um fator que pode trazer mais praticidade para o dia a dia”, comenta a nutricionista.