Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Oficina socioemocional é realizada com crianças de Tubarão

Cotidiano
Oficina socioemocional é realizada com crianças de Tubarão
Foto: Reprodução

Cotidiano

Oficina socioemocional é realizada com crianças de Tubarão

O Serviço Família Acolhedora (SFA) realiza o acolhimento provisório de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar

O Serviço Família Acolhedora (SFA) realizou na tarde desta quarta-feira (09), uma oficina socioemocional com crianças acompanhadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), em comemoração à data do Dia das Crianças, no próximo dia 12. A psicóloga Gisele Pickler da Silva e a assistente social Marijane de Pieri aplicaram atividades lúdicas, com o objetivo de trabalhar os sentimentos dos pequenos.

O Serviço Família Acolhedora (SFA) realiza o acolhimento provisório de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, por meio de medida protetiva determinada judicialmente, em residências de famílias cadastradas. As famílias são previamente selecionadas e capacitadas pela equipe técnica do serviço. O acolhimento ocorre até que seja possível o retorno à família de origem ou extensa, ou o encaminhamento para adoção.

Conforme consta no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): “É direito fundamental das crianças e adolescentes a convivência em um seio familiar” (artigos 227 da CF; e 19 e 34). Por essa razão, visando suprir situações de abandono e vulnerabilidade de forma mais humanizada, o Serviço de Acolhimento Familiar é realizado no município de Tubarão desde 2008 e, nesse ano, já acolheu 10 crianças.

As famílias que tiverem interesse em participar do serviço de acolhimento, podem entrar em contado com a SMDS, através do número 3621.9889, das 13 às 19 horas, para orientações. “Basicamente o interessado deve ser maior de 18 anos, residir em Tubarão e não ter a intenção de adotar e nem estar no cadastro de adoção”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social Kelly Botega Fortunato.

A secretária salienta que o principal é ter disponibilidade afetiva, habilidade e condições de saúde para cuidar de uma criança ou adolescente. “A SMDS concede um auxílio financeiro às famílias que acolhem em suas residências no valor de um salário mínimo mensal por criança ou adolescente”, relata.

Continue lendo
Topo