Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Operação fiscaliza 5 mil produtos e encontra falhas

Cotidiano
WhatsApp Image 2025 03 11 At 13.45.19
Foto: Divulgação/Imetro-SC

Cotidiano

Operação fiscaliza 5 mil produtos e encontra falhas

Fiscais do Instituto de Metrologia de Santa Catarina intensificaram a fiscalização de produtos durante o mês de março na “Operação Mês do Consumidor”

Fiscais do Instituto de Metrologia de Santa Catarina intensificaram a fiscalização de produtos durante o mês de março na “Operação Mês do Consumidor”. A ação resultou na inspeção de 5.091 produtos em 141 estabelecimentos em diversas regiões do estado. A operação teve abrangência nacional e foi coordenada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com o objetivo de garantir que os produtos comercializados cumpram as normas de segurança, qualidade e transparência.

A fiscalização incluiu a verificação de balanças comerciais utilizadas em supermercados e produtos pré-embalados, como alimentos, produtos de limpeza e itens de higiene pessoal. Também foram inspecionados itens essenciais para a segurança doméstica, como cadeiras plásticas monobloco, escadas metálicas, panelas de pressão, fogões a gás, coifas, exaustores elétricos e serviços de inspeção técnica e manutenção de extintores de incêndio.

Na área de Avaliação da Conformidade, fiscais percorreram 16 cidades e fiscalizaram 3.741 produtos e serviços em 45 estabelecimentos. Foram apreendidos 369 produtos irregulares, e seis empresas foram notificadas, sendo quatro de inspeção técnica e manutenção de extintores de incêndio e duas de comercialização de panelas metálicas. Entre as irregularidades, havia panelas sem o selo de conformidade e extintores que não passaram nos testes de funcionamento ou estavam sem calibração.

Já na área de Metrologia Legal, foram fiscalizadas 658 balanças em 52 supermercados, resultando em três autos de infração. Entre as irregularidades, foram encontrados instrumentos sem modelo aprovado, balanças inadequadas para a comercialização de pães e erros acima do permitido, levando à interdição de um dos equipamentos. Outras 14 balanças foram reprovadas por problemas como instalação inadequada, erro de excentricidade e ausência de informações obrigatórias.

A fiscalização de produtos pré-embalados ocorreu em 19 cidades, com a vistoria de 692 itens em 44 estabelecimentos. Desses, 12 foram reprovados por apresentarem quantidade inferior à declarada na embalagem ou por não indicarem a quantidade corretamente. A operação reforçou a proteção ao consumidor e garantiu a qualidade e a transparência dos produtos comercializados no estado.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo