Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Os escorpiões mais perigosos do Brasil também são encontrados em SC

Cotidiano

Cotidiano

Os escorpiões mais perigosos do Brasil também são encontrados em SC

Das quatro espécies dos aracnídeos mais agressivas encontradas no Brasil, três estão  presentes em Santa Catarina

Publicidade

Segundo o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), há cerca de 1.600 espécies de escorpiões no mundo, sendo que somente 25 são consideradas perigosas ao homem. Em Santa Catarina, além do escorpião-amarelo e do escorpião-marrom ou preto, apontados entre os causadores de acidentes graves pelo Ministério da Saúde, há a ocorrência da espécie Tityus costatus, também conhecida por escorpião-manchado. 

O escorpião-amarelo é encontrado em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Goiás e Distrito Federal, tendo sido introduzido em Roraima e no Paraná. Contudo, atualmente o aracnídeo também é encontrado em Santa Catarina, principalmente no litoral.

O escorpião-marrom é presente na Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A coloração do animal é marrom avermelhada e ele também é conhecido por escorpião-preto. 

O escorpião-manchado ocorre em áreas de Mata Atlântica, desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, incluindo Santa Catarina. O tamanho do escorpião é de 5 a 7 centímetros, ele tem coloração marrom-amarelada e duas faixas longitudinais pretas. As patas são amareladas ou amarelo-avermelhados, com manchas

Os escorpiões pertencem à classe Arachnida e possuem corpo dividido em cefalotórax e abdômen, sendo que os últimos cinco segmentos do abdômen formam a cauda (metassoma). No final da cauda está localizado o “telson”, estrutura que é utilizada pelo animal para inocular o veneno produzido nas glândulas.

 

Continue lendo
Topo