Cotidiano
Os escorpiões mais perigosos do Brasil também são encontrados em SC
Das quatro espécies dos aracnídeos mais agressivas encontradas no Brasil, três estão presentes em Santa Catarina
Segundo o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), há cerca de 1.600 espécies de escorpiões no mundo, sendo que somente 25 são consideradas perigosas ao homem. Em Santa Catarina, além do escorpião-amarelo e do escorpião-marrom ou preto, apontados entre os causadores de acidentes graves pelo Ministério da Saúde, há a ocorrência da espécie Tityus costatus, também conhecida por escorpião-manchado.
O escorpião-amarelo é encontrado em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Goiás e Distrito Federal, tendo sido introduzido em Roraima e no Paraná. Contudo, atualmente o aracnídeo também é encontrado em Santa Catarina, principalmente no litoral.
O escorpião-marrom é presente na Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A coloração do animal é marrom avermelhada e ele também é conhecido por escorpião-preto.
O escorpião-manchado ocorre em áreas de Mata Atlântica, desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, incluindo Santa Catarina. O tamanho do escorpião é de 5 a 7 centímetros, ele tem coloração marrom-amarelada e duas faixas longitudinais pretas. As patas são amareladas ou amarelo-avermelhados, com manchas
Os escorpiões pertencem à classe Arachnida e possuem corpo dividido em cefalotórax e abdômen, sendo que os últimos cinco segmentos do abdômen formam a cauda (metassoma). No final da cauda está localizado o “telson”, estrutura que é utilizada pelo animal para inocular o veneno produzido nas glândulas.