Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Ovo ou a galinha? Ciência tem nova explicação para quem veio primeiro

Cotidiano
Portal SCTODODIA 4 19
Foto: Reprodução

Cotidiano

Ovo ou a galinha? Ciência tem nova explicação para quem veio primeiro

Confira esta nova descoberta

Um estudo publicado na revista científica Nature revela que os primeiros ancestrais de aves e répteis podem ter gerado filhotes vivos, ao invés de depositar ovos, desafiando a teoria amplamente aceita até agora.

Essa nova descoberta contraria a ideia de que o ovo teria surgido primeiro. Alguns cientistas, que acreditam que as galinhas descendem dos dinossauros, sustentam que o ovo apareceu há cerca de 340 milhões de anos, muito antes das galinhas, que surgiram aproximadamente 50 milhões de anos atrás.

A questão, entretanto, é complexa e ainda não há consenso. O novo estudo sugere que a viviparidade — o desenvolvimento do embrião dentro do corpo da mãe — estava presente nos grupos ancestrais que deram origem aos crocodilos e aves.

A pesquisa também afirma que essa “proteção adaptativa dos pais oferecia uma vantagem em relação à postura de ovos dos tetrápodes anteriores”. Com base nisso, conclui-se que algumas espécies que hoje põem ovos, como as galinhas, podem ter evoluído de ancestrais vivíparos, ou seja, que davam à luz filhotes vivos. Em outras palavras, é possível que a galinha tenha descendido de um animal que não botava ovos.

Com informações de Tilt Uol.

Continue lendo
Topo