Cotidiano
Palhoça declara emergência por conta de carrapatos
Proliferação de capivaras no Lago da Pedra Branca é o principal fator do surto
A Prefeitura de Palhoça decretou situação de emergência na sexta-feira (31), devido à proliferação de carrapatos na região do Lago da Pedra Branca. O aumento da população de capivaras no local é apontado como a principal causa desse surto. As capivaras são hospedeiras do carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa brasileira, uma doença que pode ser fatal se não tratada rapidamente.
Além do risco à saúde, a presença das capivaras também tem causado a poluição do lago, com as fezes dos animais comprometendo a oxigenação da água e provocando a morte de peixes. O decreto autoriza a mobilização de órgãos municipais para buscar uma solução dentro de 180 dias.
A área, situada em um bairro nobre da cidade e frequentemente visitada por famílias e animais de estimação, fica próxima a bares, restaurantes e uma universidade. A Associação dos Moradores do Bairro Pedra Branca (AMO Pedra Branca) está monitorando a situação e em contato com o IBAMA para buscar um plano de manejo das capivaras de maneira responsável e dentro das normas ambientais. A recomendação é para que moradores e visitantes evitem o local e protejam seus animais de estimação com medicamentos específicos contra pulgas e carrapatos.