Cotidiano
Pegou mal a “politicagem” com doações de órgãos em BC
A equipe da prefeita eleita Juliana Pavan (PSD) começa mal usando doações de órgãos para promoção política, assunto ferveu nas redes sociais
A equipe de transição de Juliana Pavan na área da saúde divulgou uma nota dizendo que apoia a captação de órgãos no Hospital Municipal Ruth Cardoso, pegando o gancho de uma captação que teria ocorrido nesta segunda-feira (30). Inclusive, a comissão disse, em um release distribuído à imprensa, “que esteve presente para oferecer suporte e acolhimento à família do doador, reforçando a importância de um atendimento humanizado em momentos delicados.”
No entanto, parece que o tiro saiu pela culatra, porque o uso político de uma morte e o sofrimento da família do doador pegou muito mal nas discussões dos grupos de WhatsApp. “Cabe ao poder público fornecer estrutura, salas cirúrgicas equipadas, profissionais capacitados e não fazer uso político de fatos como este”, disse uma internauta. Outra foi mais taxativa: “se portaram como verdadeiros urubus, pura politicagem.” Já outro morador de Balneário Camboriú explicou que o hospital Ruth Cardoso é destaque na captação de órgãos há muitos anos. “Politicagem e desconhecimento não ajudarão o novo governo”.
Leia o release:
Equipe de Transição apoia captação de órgãos no Hospital Municipal Ruth Cardoso
Hoje, no Hospital Municipal Ruth Cardoso, foi realizada uma importante captação de órgãos, um gesto de solidariedade que representa esperança para muitas vidas. O procedimento envolveu a captação de pulmão, fígado, córneas, rins e pâncreas, refletindo a generosidade da família do doador e a dedicação das equipes envolvidas.
A equipe de transição da gestão da prefeita eleita Juliana Pavan (PSD) esteve presente para oferecer suporte e acolhimento à família do doador, reforçando a importância de um atendimento humanizado em momentos delicados.
A futura secretária de Saúde, Aline Leal, destacou seu compromisso com a humanização e ética nas ações de saúde pública. “Essa captação simboliza o impacto que o trabalho em equipe e a solidariedade podem ter na promoção da vida. Nosso objetivo é fortalecer essas práticas no futuro da gestão”, afirmou.
Este ato generoso reitera o valor da doação de órgãos, um gesto que transforma perdas em esperança para quem aguarda por um transplante.