Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

População em situação de rua cresce quatro vezes em SC; Florianópolis lidera

Cotidiano
Image 2025 01 23T071538.287

Cotidiano

População em situação de rua cresce quatro vezes em SC; Florianópolis lidera

Dados coletados pelo CaDúnico (Cadastro Único) do Ministério dos Direitos Humanos são de julho de 2023

Em Santa Catarina, a população em situação de rua aumentou quase quatro vezes nos últimos oito anos. De 2016 a 2023, o número de pessoas vivendo nas ruas saltou para 8.824, o que representa um a cada 862 habitantes do estado. Florianópolis lidera a estatística com 2.287 pessoas em situação de rua, seguida por municípios da Grande Florianópolis, como São José (290), Palhoça (181) e Biguaçu (202).

Esses dados, coletados pelo CaDúnico (Cadastro Único) do Ministério dos Direitos Humanos, são de julho de 2023, o que significa que a situação pode estar ainda mais grave.

Diante desse crescimento, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) realizou uma auditoria para avaliar as políticas públicas implementadas pelo Estado e por 13 municípios que concentram 75% da população em situação de rua. O levantamento revelou que apenas cinco municípios formalizaram a adesão à Política Nacional para a População em Situação de Rua, com destaque para Palhoça, o único da Grande Florianópolis que não aderiu à política. Além disso, o governo estadual também não está formalmente alinhado com essa política.

Com base nas conclusões da auditoria, o conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior determinou que os responsáveis pelas políticas públicas relacionadas ao tema sejam chamados para apresentar justificativas sobre as recomendações feitas pela Diretoria de Atividades Especiais do TCE/SC.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo