Cotidiano
Porto de Itajaí tem novo superintendente
Agora é oficial: João Paulo Tavares Bastos Gama, indicado por Lula, assume o Porto de Itajaí
A Autoridade Portuária de Santos (APS), que detém a gestão do Porto de Itajaí após a federalização, anunciou o advogado itajaiense João Paulo Tavares Bastos Gama como novo superintendente do Porto de Itajaí. O nome foi sugerido pelo presidente do PT em Santa Catarina, Décio Lima, ainda no final do ano passado, e acatado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Só que imbróglios políticos e administrativos postergaram a nomeação por quase três meses.
A nomeação de João Paulo foi confirmada por APS ao prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL) na terça-feira (18), e na mesma tarde o advogado se reuniu com a equipe técnica do porto para traçar as diretrizes. Entre as prioridades defendidas por João Paulo estão os compromissos assumidos com as classes trabalhadoras e a continuidade do processo de desenvolvimento do porto público, reiniciado com a federalização. Sob gestão municipal, o Porto de Itajaí ficou quase dois anos sem operar.
João Paulo tem 48 anos, é natural de São Paulo e vive em Itajaí desde 1994. É graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com MBA em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em 2016, João Paulo concorreu ao cargo de prefeito de Itajaí, mas não se elegeu. Na última eleição, planejava concorrer pelo PT, mas desistiu da candidatura. Ele é ex-presidente da OAB de Itajaí e conselheiro federal da OAB.