Cotidiano
Preço do chocolate pode variar 91% em Itajaí
A orientação do Procon é que os consumidores pesquisem e comparem os preços antes de comprar

Uma pesquisa de preços realizada pela Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Itajaí constatou um aumento significativo no valor dos ovos de Páscoa em comparação ao ano passado. O levantamento apontou que alguns produtos apresentaram reajustes de até 31,4% em relação a 2024.
O item com maior elevação foi a barra Lacta de 80g, que registrou um aumento de 31,4%. No entanto, há também boas notícias para os consumidores: alguns produtos tiveram redução nos preços. O ovo Sonho de Valsa 277g, por exemplo, ficou 6% mais barato.
Além da alta nos preços, os fiscais do Procon identificaram uma redução no peso de alguns produtos, o que pode representar prejuízo ao consumidor. O ovo Lacta ao Leite, por exemplo, passou de 175g para 157g — uma redução de 18%. Já o ovo Bis teve o peso diminuído de 318g para 305,4g, uma variação de 12,6%. A única exceção foi o ovo Serenata de Amor, que aumentou de 213g para 217,7g, um acréscimo de 4,7%.
Outro ponto de atenção é a variação de preços entre estabelecimentos. O maior exemplo foi a barra de chocolate Hershey’s 82g, que apresentou uma diferença de 91,7% entre os supermercados pesquisados. O menor preço encontrado foi de R$ 3,38 e o maior, R$ 6,48.
Diante do cenário, o Procon de Itajaí recomenda que os consumidores pesquisem e comparem os preços antes de comprar, pois a variação entre os estabelecimentos pode gerar uma economia significativa no valor final das compras.