Cotidiano
Prédios com risco de desabar são interditados pela Defesa Civil
Laudo da Defesa Civil apontou problemas estruturais nos blocos A, B e C do Residencial Jomar, na Murta, em Itajaí
Equipes da Defesa Civil, Conselho Tutelar, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, de Assistência Social, Segurança e Obras estiveram ontem (21) no Residencial Jomar, no bairro Murta, para prestar auxílio às famílias da área interditada do condomínio. odos os moradores já haviam desocupado os apartamentos e não foi necessário encaminhar nenhuma família para o abrigo.
Para garantir a segurança de todos, profissionais da Secretaria de Obras construíram uma barreira que impede o acesso ao estacionamento dos blocos. As entradas também foram lacradas.
A interdição dos blocos foi realizada pela Defesa Civil após laudo técnico da Caixa Econômica Federal, que constatou o risco de desabamento dos blocos A, B e C do condomínio. O Ministério Público precisou intervir, pois havia famílias que se recusaram a deixar o imóvel mesmo com o risco iminente de desmoronamento.
Apesar de o empreendimento ser de responsabilidade privada, o Município de Itajaí prestará auxílio aos moradores enquanto eles buscam seus direitos na justiça. A assistente social da diretoria de Habitação e Regularização Fundiária e Contenções realizou o levantamento socioeconômico das famílias e seis foram enquadradas para receber o auxílio moradia.
“Estamos prestando apoio à essas famílias, e entendemos o quão difícil é esse momento para todas as pessoas envolvidas. A situação é grave, mas todos os moradores da área que apresentou risco já deixaram o local e agora seguiremos à disposição para auxiliar as famílias até que a justiça dê os devidos encaminhamentos”, ressalta o diretor de Regularização Fundiária e Contenções, Djan Dinis de Souza.