Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Prefeitura assume o Natal de Tubarão, mas encontra dificuldades

Cotidiano
Prefeitura assume o Natal de Tubarão, mas encontra dificuldades
Foto: Reprodução/CDL

Cotidiano

Prefeitura assume o Natal de Tubarão, mas encontra dificuldades

Entidade do município convoca a população para contribuir com as instalações

Após uma determinação do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) emitida no mês de setembro, os eventos e tradicionais decorações de Natal que o município costuma oferecer aos moradores e turistas levantou dúvidas sobre suas execuções.

Até então, o município repassava os valores referentes às decorações para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em uma parceria que acontece anualmente. A entidade por sua vez, passava a contratar uma empresa que executava os serviços e preparava a cidade para receber as festas de fim de ano. Em 2024, o TCE emitiu uma nota no mês de setembro informando que, se a prefeitura tinha condições de repassar a verba, então que ela própria abrisse uma licitação para executar os serviços, sem terceirizar as operações.

A licitação “para contratação de uma empresa especializada na execução de serviços elétricos para ligação na rede de iluminação pública, de elementos decorativos natalinos, instalação/ligação, manutenção, logística de transporte de materiais e estrutura a ser utilizada, equipe técnica, incluindo assistência técnica durante a realização do Evento Natal Encantado 2024”, conforme o portal da transparência, teve entrada no dia 6 de novembro. Se não houver impedimentos, a empresa ganhadora da licitação de R$ 426 mil deverá iniciar os trabalhos por volta do dia 27 de novembro.

Caso esse cenário se confirme, a empresa terá apenas uma semana para executar os serviços no período estipulado, isto porque, a CDL inicia o horário estendido do comércio a partir do dia 4 de dezembro. O presidente da entidade, Fernando Nandi, afirmou a reportagem que uma força-tarefa para adiantar o máximo de itens possíveis será mobilizada.

“É pouco tempo. Devido a essa decisão e esse tempo apertado, a diretoria da CDL se reuniu e vamos montar uma força-tarefa para já começar a execução de algumas coisas. As decorações do canteiro central, por exemplo, são coisas que a gente consegue transportar e nós mesmos podemos parafusar no local. Tudo que for energizado, quando a empresa ganhar, ela que vem e faz a ligação. Nós não vamos fazer ligação nenhuma, só vamos fazer a execução daquilo que podemos manualmente”, explicou.

Para a equipe de trabalhos, a 14ª Companhia de Engenharia de Combate do quartel de Tubarão estaria à disposição, inclusive com um caminhão e mão de obra. “O comandante Damasceno se colocou à disposição em tentar arrumar um caminhão e alguns integrantes do quartel para nos ajudar, para que a gente possa deixar nossa população feliz com a entrega do Natal. Não queremos deixar a desejar neste ano”, pontuou Nandi.

Fernando comentou que devido a atenção as eleições, a licitação só foi levada adiante a partir do início de novembro e que conta também com a ajuda da população para ‘botar a mão na massa’. “Eu pegar um Papai Noel e colocar no corredor central é tranquilo, qualquer um pode fazer. Mas colocar uma lâmpada no poste não dá, não compete a mim. Precisa de maquinário para isso, então precisamos aguardar a licitação”, exemplificou Fernando, que ainda afirmou que a cidade não ficará sem Natal.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo