Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Prefeitura de São José orienta sobre descarte correto de móveis antigos

Cotidiano
WhatsApp Image 2024 12 02 At 09.35.03
Foto: Reprodução/SCTodoDia

Cotidiano

Prefeitura de São José orienta sobre descarte correto de móveis antigos

De janeiro a novembro deste ano, o serviço de limpeza urbana coletou mais de 4,6 mil toneladas de móveis

Com a chegada do fim de ano, muitas famílias aproveitam para renovar a decoração de suas casas, substituindo móveis antigos. Trocar itens como sofás, mesas e tapetes pode transformar o ambiente e proporcionar uma sensação de renovação. Esse período também marca o pico das vendas no setor de móveis e decoração, gerando a dúvida sobre o que fazer com os móveis usados.

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Infraestrutura, destaca a importância do descarte correto desses materiais. De janeiro a novembro deste ano, o serviço de limpeza urbana coletou mais de 4,6 mil toneladas de móveis e eletrodomésticos inservíveis, como sofás, colchões, camas, armários, televisores, geladeiras e fogões, que são frequentemente deixados nas calçadas.

Essa prática não só prejudica a estética da cidade, mas também pode causar sérios problemas de saúde pública, atraindo insetos e roedores. Além disso, representa um risco de acidentes. A Prefeitura realiza a coleta diária desses materiais com o auxílio de seis caminhões, e também oferece um serviço de agendamento para o recolhimento, que pode ser feito pelo telefone da Ouvidoria, 3381-0199, de segunda a sexta-feira.

O descarte inadequado de lixo e entulho nas ruas ou em áreas clandestinas é considerado crime ambiental, conforme a Lei Federal 9.605. Essa prática pode resultar em multas e até pena de reclusão. Vale destacar que os resíduos da construção civil, como restos de demolição e materiais como madeiras, tijolos e telhas, não são considerados volumosos e, portanto, não devem ser descartados nesses serviços.

Além dos serviços da Prefeitura, os moradores de São José também podem agendar a coleta de resíduos volumosos e de poda de jardins com a empresa Ambiental, responsável pela coleta de lixo no município. O serviço está incluído na Tarifa de Limpeza Urbana (TLU). Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (48) 3112-3344 ou (47) 99963-5900, e o prazo para atendimento é de até 10 dias úteis, podendo ser alterado em casos de alta demanda, como enchentes.

Além disso, os moradores podem optar pelo Ponto de Entrega Voluntária (PEV), localizado na Rua João José Martins, no bairro Potecas. Este serviço funciona de segunda a sábado, das 8h às 16h20, e permite o descarte de até 1 m³ de resíduos por domicílio. A empresa Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento realiza a destinação correta desses materiais, com foco no reaproveitamento sempre que possível, como no caso de materiais recicláveis e eletrônicos.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo