Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Problemas com lixo são recorrentes em Navegantes

Cotidiano
Saays Navegantes
Foto: Jornal Nos Bairros/Divulgação

Cotidiano

Problemas com lixo são recorrentes em Navegantes

Navegantes enfrenta queixas após troca de empresa de coleta; moradores relatam acúmulo de recicláveis e orgânicos após a chegada da nova prestadora em bairros da cidade

A substituição da empresa responsável pela coleta de lixo em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, tem gerado insatisfação entre os moradores. Desde 28 de maio, a Saay’s Soluções Ambientais assumiu o serviço no lugar da Recicle SA, mas relatos de falhas operacionais se acumulam em diversos bairros da cidade.

Segundo a Prefeitura de Navegantes, a mudança teria como objetivo ampliar o atendimento, incluindo três coletas semanais em áreas como Machados, Nossa Senhora das Graças, São Paulo, Pedreiras e Porto das Balsas. O cronograma da coleta seletiva, por sua vez, seguiria o padrão anterior. Na prática, no entanto, moradores afirmam que nem o lixo comum nem o reciclável estão sendo recolhidos adequadamente.

Na Meia Praia, o aposentado César Antônio relata que a coleta seletiva não tem sido realizada de forma regular. “O caminhão passa, mas muitas vezes não leva nada. E quando pega as sacolas, várias caem e ficam espalhadas na rua”, conta.

No Gravatá, seu José também reclama da demora no serviço. “O caminhão passa, mas recolhe só de algumas casas. Meu lixo está aqui desde ontem, e já é a segunda vez que ignoram”, afirma o morador, que trabalhou por três décadas na prefeitura de Blumenau e compara negativamente o atendimento atual com sua experiência anterior.

C696e6f7 1bec 4f77 A629 60dc2ca4f682

Morador do Gravatá envia imagem do lixo que está há dois dia em frente a sua casa.

No Centro, dona Eva destaca a má qualidade do serviço. “Eles viram os latões e jogam de volta na calçada, às vezes até na rua. Se continuar assim, vai acabar acontecendo um acidente”, alerta. Ela afirma ainda que procurou a Prefeitura para registrar reclamação, mas recebeu como resposta que “era preciso ter paciência com a nova empresa”.

Procurada pela reportagem do portal SCTODODIA.com.br por mais de uma vez, a Prefeitura de Navegantes não respondeu aos questionamentos. O portal segue acompanhando o caso e reforça o compromisso com o direito à informação da população catarinense.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo