Cotidiano
Procissão do Senhor dos Passos Celebra 170 Anos
A tradicional Procissão do Senhor dos Passos celebrará sua 170ª edição no Centro Histórico de São José
A tradicional Procissão do Senhor dos Passos, que acontece nos dias 22 e 23 de março, celebrará sua 170ª edição no Centro Histórico de São José. Este evento religioso, considerado Patrimônio Imaterial e Cultural do município, atrairá milhares de fiéis para um momento de fé, devoção e tradição. A procissão, que tem suas raízes na cultura açoriana, remonta à forte herança religiosa dos imigrantes que colonizaram a região.
Organizada pela Irmandade do Senhor dos Passos de São José com o apoio da Prefeitura, a procissão recria o trajeto das imagens de Jesus e Maria pelas ruas da cidade. O prefeito Orvino Coelho de Ávila ressaltou a relevância do evento para a comunidade local. A programação começa no sábado (22) com a transladação das imagens, que acontecerá às 17h, quando as imagens de Jesus e Maria, cobertas, serão levadas até a Igreja Matriz.
No domingo (23), as celebrações começam com a missa às 8h na Igreja Matriz, presidida pelo arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck. Às 16h, a procissão será iniciada, percorrendo as ruas do Centro Histórico. O ponto alto do evento ocorre quando as imagens do Senhor Morto e de Maria das Dores se encontram em frente à Câmara de Vereadores, momento que é acompanhado por uma homilia de um padre convidado.
A Irmandade de Nosso Senhor dos Passos foi criada em 1855 com um contexto histórico ligado à luta contra a epidemia de “câmaras de sangue” que devastava o Brasil colonial. Foi essa preocupação com a saúde pública que levou Jacó Vieira da Rosa e o médico Frederico Afonso de Barros a fundar o hospital e, posteriormente, a igreja dedicada ao Senhor dos Passos, dando origem à irmandade.
A importância cultural da Procissão do Senhor dos Passos foi reconhecida pela Prefeitura de São José, que a tombou como patrimônio cultural imaterial em março de 2019. Para garantir a segurança dos participantes, a Guarda Municipal controlará o trânsito durante o evento. No sábado, haverá fechamento parcial das ruas Frederico Afonso e Gaspar Neves durante a transladação, e no domingo, as vias serão completamente fechadas para a passagem da procissão.