Cotidiano
Procon notifica Celesc por falhas no atendimento
Procon de São José voltou a notificar a Celesc nesta quarta-feira (29), após identificar, durante nova fiscalização, falhas no atendimento ao consumidor
O Procon de São José voltou a notificar a Celesc nesta quarta-feira (29), após identificar, durante nova fiscalização, falhas no atendimento ao consumidor e falta de informações claras sobre a retomada da cobrança de contas em atraso e possíveis cortes no fornecimento de energia por inadimplência. A medida ocorre em continuidade a uma notificação anterior enviada em abril, na qual já se exigiam melhorias nos serviços presenciais e remotos da concessionária — que, segundo o Procon, não adotou providências efetivas até o momento.
Segundo o diretor do Procon Municipal, Tetê Souza, a nova ação foi motivada pela iminente retomada dos processos de cobrança e interrupção do fornecimento de energia para consumidores inadimplentes. A equipe do órgão identificou diversas irregularidades nas unidades de atendimento da Celesc, como informações incorretas sobre horários de funcionamento, tempo de espera excessivo fora dos padrões aceitáveis e a ausência da afixação obrigatória dos contatos do Procon, o que fere o Código de Defesa do Consumidor.
Tetê Souza enfatizou que o Procon seguirá acompanhando de perto a atuação da empresa para assegurar que os direitos dos consumidores sejam preservados, especialmente no que diz respeito a serviços essenciais como o fornecimento de energia elétrica. A atuação firme do órgão busca garantir transparência, respeito e qualidade no atendimento prestado à população.