Cotidiano
Programa Criciúma Sustentável é apresentado em evento da Satc
Resultados apresentados durante o 1º Ciclo de Estudos da Engenharia Industrial demonstram impacto positivo das ações realizadas pela Administração Pública
As ações desenvolvidas por meio do Programa Criciúma Sustentável têm tornado o município como referência em questões de mobilidade elétrica e desenvolvimento consciente. O 1° Ciclo de Estudo da Engenharia Industrial: veículos elétricos, teve como objetivo explorar as inovações e tendências para a mobilidade urbana sustentável.
Durante o evento, o diretor de tecnologia da informação de Criciúma, Matheus Pacheco, apresentou o projeto e abordou tópicos como a análise de custos e os resultados obtidos após a eletrificação da frota municipal. A apresentação foi realizada na última semana, durante a palestra na SATC organizada pela Associação Catarinense de Engenheiros e Arquitetos (ASCEA).
O município economizou aproximadamente R$ 200 mil reais nos primeiros cinco meses de utilização dos 100 veículos elétricos. A substituição da frota também é parte das ações do “Criciúma – Energia que Conecta”, desenvolvida a partir de uma parceria com o Sebrae e que integra o programa Criciúma Sustentável.
“A substituição de carros à combustão por carros elétricos se faz necessária nos dias atuais. Realizar estudos que comprovam o impacto positivo da eletrificação da frota municipal impulsiona a confiança do cidadão criciumense no plano de desenvolvimento”, afirma o prefeito de Criciúma em exercício, Ricardo Fabris.
Economia também com a manutenção dos veículos, apenas 1% dos automóveis elétricos necessitaram do acionamento da garantia para manutenção após a entrega. “Esse evento expõe Criciúma como referência em desenvolvimento econômico sustentável, tanto pela aquisição da frota elétrica quanto pelas empresas da região”, reflete o diretor de tecnologia de informação do município.
A palestra também evidenciou o plano de trabalho do Governo de Criciúma para implementar a maior frota de carros elétricos do Brasil e a central de carregamento no Paço Municipal. O objetivo do estudo é comprovar o impacto positivo das ações do Programa Criciúma Sustentável para o desenvolvimento socioeconômico, com inovação que geram economia de recursos naturais e financeiros para o município.