Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Programa incentiva pessoas em vulnerabilidade a estudar

Cotidiano
IMG 8047 1 Scaled
Primeiras turmas foram abertas em Lages; para participar é preciso ter mais de 18 anos - Foto: Divulgação

Cotidiano

Programa incentiva pessoas em vulnerabilidade a estudar

Reconecta oferecerá cursos preparatórios de 16 horas/aula de Linguagens e Matemática

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) lançou um programa social que incentiva pessoas em vulnerabilidade a retomar os estudos. Destinado a maiores de 18 anos, o Reconecta oferecerá cursos preparatórios de 16 horas/aula de Linguagens e Matemática, fundamentais para quem busca oportunidades de trabalho, com o intuito de desenvolver competências básicas nestas áreas. Nos encontros semanais, também serão abordadas habilidades de relacionamento, como coragem, comunicação e resiliência.

O gerente de responsabilidade social da Fiesc, Sandro Volpato, destaca que a metodologia de ensino respeita o ritmo de cada estudante e estimula seu protagonismo. Segundo ele, foi desenvolvida pelo Sesi/SC, parceiro da Gerência de Responsabilidade Social na iniciativa. “O programa pretende motivar os participantes a dar continuidade aos estudos, ingressando em turmas de Educação de Jovens e Adultos (Eja) do Sesi/SC ou das redes municipais e estadual, bem como cursos de qualificação profissional”, comenta.

Em todas as cidades, os que participarem também serão informados de vagas disponíveis na plataforma de empregos EmpregaJá.

Reconecta

O Reconecta foi testado em 2023, em formato piloto em Florianópolis e Lages. As primeiras turmas começaram em Lages no último dia 22, com 110 inscritos em cinco grupos. Ao longo do ano, outras cidades do estado terão turmas.

A ideia do programa surgiu a partir do contato do Banco de Alimentos de Santa Catarina (BASC), presidido pela Fiesc, com públicos vulneráveis. “É possível mudar a perspectiva de vida por meio do conhecimento. A educação é um meio poderoso de reconexão com a dignidade, com a autoestima, com os sonhos”, finaliza Volpato.

 

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo