Cotidiano
Propaganda enganosa lidera ranking de reclamações em SC
O Procon do Estado registrou mais de 59 mil atendimentos
Entre janeiro e agosto deste ano, o Procon-SC realizou 59.282 atendimentos, incluindo reclamações, denúncias e consultas de consumidores. O órgão oferece suporte tanto online quanto presencial, com atendimento no Centro de Florianópolis para aqueles que precisarem registrar reclamações ou fazer consultas.
Denúncias podem ser enviadas pelo Zap Denúncia no número (48) 3665-9057, via WhatsApp, mas esse serviço é exclusivo para denúncias. Já as reclamações podem ser feitas pelo site do Procon-SC ou presencialmente. O número 151 também está disponível gratuitamente para dúvidas e orientações.
Ranking de reclamações 2024
1 – Oferta não cumprida / serviço não fornecido/ venda enganosa / publicidade enganosa: 1.478
2 – Não entrega / demora na entrega do produto: 982
3 – Cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar contrato: 905
4 – Dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores: 708
5 – Cobrança de tarifas, taxas e valores não previstos / não informados: 644
6 – Cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado: 575
7 – SAC – Demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo: 569
8 – Produto danificado / não funciona – Dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia: 515
9 – Não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço: 386
10 – Dificuldade de contato / demora no atendimento: 330
11 – Produto danificado / não funciona – Falta de assistência técnica /falta de informações sobre assistência: 284
12 – Renegociação / parcelamento de dívida: 240
13 – Dificuldade de cancelamento / eliminação de dados / revogação do consentimento: 179
14 – Cobrança em duplicidade / Cobrança referente a pagamento já efetuado: 176
15 – Produto entregue incompleto / diferente do pedido: 171