Cotidiano
Região Carbonífera tem mais de 150 mil trabalhadores formais
Mais de 10 mil empregos foram gerados na região sul de SC em 2024
No primeiro semestre de 2024 os setores de serviços e indústria responderam por mais de 80% dos empregos formais gerados na mesorregião Sul de Santa Catarina. Das 10.824 vagas adicionadas de janeiro a junho na região, os serviços contribuíram com 4.657 e o setor industrial com 4.128.
De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no período, houve um acréscimo de 1.069 postos de trabalho com carteira assinada no comércio, 853 na construção e 116 na agropecuária.
“O mercado de trabalho vem demonstrando um dinamismo forte neste ano de 2024, tanto no Brasil como em Santa Catarina, sendo que a taxa de desemprego marcou 6,9% no país e 3,8% no Estado, uma das menores dos últimos anos”, aponta o economista Leonardo Alonso Rodrigues.
De acordo com a análise dos especialistas, Leonardo Alonso Rodrigues e Leonardo Alonso Rodrigues, para os próximos meses a tendência é que o mercado de trabalho continue melhorando, mas com possíveis atenuações em relação ao que se observou até este momento.
Na Região Carbonífera, o acumulado do ano mostra 5.336 novos empregos na soma dos
12 municípios, desempenho superior ao do mesmo período do ano anterior (3.724). A região registrou crescimento de 0,16% no estoque de empregos formais, que alcançou 158.009 vagas ocupadas ao final de junho.
“Inclusive, o resultado de junho veio um pouco menor que o esperado. Pairam no radar incertezas sobre o cenário das contas públicas nacionais, que vêm apresentando constantes déficits”, explica o economista, Leonardo Alonso Rodrigues.