Cotidiano
RETROSPECTIVA: baixo índice de transparência obriga Tubarão a criar um novo portal
Levantamento do SCTodoDia causou grande repercussão e fez Poder Público alterar portal da transparência
Publicado em
Levantamento do SCTodoDia causou grande repercussão e fez Poder Público alterar portal da transparência
Por
Matheus Machado
Após a repercussão de um levantamento feito com exclusividade pelo portal SCTodoDia em maio deste ano, que apontava a cidade de Tubarão como a segunda menos transparente dentre todas da Amurel no âmbito das informações referentes aos dados do Poder Executivo, o município se obrigou a lançar uma nova ferramenta para consulta dos dados públicos.
Segundo o secretário de Gestão, Altir Mello, nomeado pelo prefeito Jairo Cascaes (PSD) no início do ano, a necessidade de uma atualização no Portal da Transparência veio após informações circuladas na imprensa no mês de maio. Na oportunidade, o portal SCTodoDia produziu um levantamento de forma exclusiva onde era possível constatar que Tubarão ocupava o segundo pior desempenho na transparência de informações da gestão pública de toda Amurel.
Vale destacar, que segundo a Atricon, que possui o Radar de Transparência Pública, Tubarão aparecia na época com 39,19% (referente a 2023) de transparência, índice muito inferior aos 70% recomendados a nível nacional. Uma nova verificação foi feita entre junho e julho e de acordo com a atualização, divulgada em novembro, Tubarão alcançou 44,16%, atingindo o nível básico. No entanto, esta atualização ainda é referente ao antigo portal, com dados referentes a 2023.
Com a nova ferramenta ativa, a expectativa é de que o índice salte para mais de 90% em 2025.