Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Rincão de olho em modelo de atendimento para autismo

Cotidiano
Prefeito de Balneário Rincão, Luiz Laurindo, observa instalações do Complexo Neurosensorial em Balneário Camboriú
Foto: Divulgação

Cotidiano

Rincão de olho em modelo de atendimento para autismo

Balneário Rincão quer aprimorar apoio a autistas e com TDAH: prefeito visita referência em Balneário Camboriú

CRICIUMA

O prefeito de Balneário Rincão, Luiz Laurindo, visitou o Complexo Neurosensorial Casa do Autista, em Balneário Camboriú. O objetivo foi conhecer de perto a estrutura que, segundo ele, é “uma coisa magnífica” e considerada a maior referência da América Latina no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em entrevista à Rádio Cidade em Dia, Laurindo destacou a importância da visita para o planejamento de ações voltadas ao atendimento especializado em seu município. “É um exemplo muito claro daquilo que a gente está buscando dentro da nossa cidade”, afirmou, ressaltando o crescimento da demanda por esse tipo de serviço não apenas no Rincão, mas também em cidades vizinhas como Criciúma.

O prefeito enfatizou a necessidade de oferecer um serviço de qualidade, especialmente quando se trata de transtornos do neurodesenvolvimento. “É um exemplo claro da qualidade que dá para se trazer. Talvez a gente não consiga fazer igual, mas é um bom modelo a ser seguido”, ponderou.

Segundo Laurindo, a visita ampliou a visão da equipe sobre os caminhos possíveis para a criação de um espaço semelhante no Rincão. “Saímos muito otimistas com aquilo que podemos buscar e aplicar aqui”, destacou.

O projeto municipal prevê não só a estruturação de um espaço próprio para atendimento especializado, mas também a capacitação de professores e auxiliares da rede municipal de ensino. “É preciso adaptar as escolas a essa realidade, com treinamento e equipamentos que facilitem o aprendizado das crianças”, explicou.

Atualmente, o município atende mais de 120 crianças com TEA e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A meta, segundo o prefeito, é oferecer um serviço mais autônomo e estruturado, com planejamento integrado entre as áreas da saúde e educação. “Ainda estamos em um estudo básico, mas acreditamos que aquilo que pensamos em aplicar imediatamente é possível”, avaliou.

Ao final, Laurindo reforçou a dimensão e a relevância da Casa do Autista em Balneário Camboriú. “É o maior exemplo da América Latina. Qualquer gestor deveria conhecer, porque essa realidade está presente em todas as cidades”, concluiu.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo