Cotidiano
Santa Catarina: 8 cidades já decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas
Estragos foram registrados em várias regiões, com 180 pessoas desalojadas, rodovias danificadas e mais de 200 ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros
As intensas chuvas que afetam Santa Catarina desde quinta-feira (16) já causaram estragos em várias regiões, com 180 pessoas desalojadas, rodovias danificadas e mais de 200 ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros, principalmente na Grande Florianópolis e Litoral Norte. Oito cidades decretaram situação de emergência devido aos impactos das precipitações.
As cidades afetadas são:
Florianópolis
A chuva continua e o volume acumulado ultrapassou 350mm nas últimas 24 horas. Já foram mais de 70 ocorrências, incluindo deslizamentos, colapsos de muros, desabamentos de residências e interdições em vias.
Biguaçu
A cidade registrou mais de 360mm de chuva nas últimas 24 horas, com destaque para o bloqueio da BR-101 devido a uma cratera no km 181.
Tijucas
Com 329mm de chuva, a cidade enfrenta alagamentos e deslizamentos, especialmente nos bairros Morretes, Nova Descoberta e Centro. Um abrigo foi montado na Igreja Mevan para os afetados.
Camboriú
Mais de 7 mil casas foram afetadas pelas chuvas, que resultaram em três abrigos para a população desalojada: no Ginásio de Esportes Governador Irineu Bornhausen, Ginásio Francisco Duarte e Ginásio de Esportes Luís Augusto Ribeiro (Guga).
Governador Celso Ramos
A cidade enfrenta alagamentos e quedas de árvores, com danos registrados em áreas como Areias de Baixo, Praia do Bananal e Mirante da Armação.
Balneário Camboriú
Com quase 200mm de chuva nas últimas 24 horas, a cidade também decretou emergência. Aulas foram suspensas e diversos bairros estão alagados, com interdições nas principais avenidas. Equipes de emergência estão mobilizadas.
Itapema
A cidade enfrenta alagamentos nos bairros Várzea, Alto São Bento, Centro e Morretes. Um abrigo foi instalado no Salão da Capela Cristo Rei para atender a população afetada.
Palhoça
Com mais de 170mm de chuva acumulados, o município também decretou emergência. Os serviços municipais foram restritos aos essenciais, e dois abrigos foram disponibilizados para a população nos bairros Frei Damião e Passa Vinte.
As autoridades seguem monitorando a situação e implementando ações de resposta aos danos causados pelas chuvas.