Cotidiano
Santa Catarina emite um milhão de Carteiras de Identidade
Em 2023 foram emitidas 650 mil carteiras, em 2024 a expectativa é emitir 800 mil
Santa Catarina alcançou a marca de um milhão de emissões de Carteiras de Identidade Nacional (CIN). De janeiro a julho deste ano foram 435.000 emissões. No ano passado, de março, quando começou a emissão do novo modelo no estado, até dezembro, foram 565.000 documentos. Ao todo, foram 650 mil emissões em 2023, em 2024 a expectativa é de 800 mil carteiras emitidas.
O estado é o terceiro em número de carteiras emitidas no Brasil e o terceiro a alcançar a marca de um milhão, demonstrando um pioneirismo na emissão da Carteira de Identidade Nacional. “Recebo com muita alegria a notícia de que somos o terceiro estado do país a alcançar a marca de 1.000.000 de CINs emitidas”, comentou a perita-geral Andressa Boer Fronza.
A transição para o novo sistema enfrentou desafios, incluindo a desativação do sistema antigo e o treinamento de pessoal para o novo processo. A Polícia Científica de Santa Catarina conduz toda a operação de emissão das CIN, coletando informações pessoais, impressões digitais e fotos nos pontos de atendimento distribuídos pelo estado.