Cotidiano
Santa Catarina tem exposição inédita sobre a Família Schurmann
A mostra conta com fotos e vídeos originais das expedições, cedidos pelos Schurmann; é um reforço do compromisso com a sustentabilidade
A exposição inédita que celebra os 40 anos da primeira volta ao mundo a bordo de um veleiro realizada pela Família Schurmann, está aberta ao público até o dia 16 de dezembro na Praia Brava, em Itajaí. A mostra ocupa a Alameda Norte do BravaMall e conta com totens informativos, fotos e vídeos das expedições da família. A exposição narra a trajetória de Heloisa, Vilfredo e os filhos Pierre, David, Wilhelm e Kat Schurmann, desde o início do interesse pelo mundo da vela até a realização das três expedições marítimas ao redor do mundo e a criação da Voz dos Oceanos, uma iniciativa brasileira para o mundo de combate à poluição nos oceanos.
Compartilhando dos valores da Voz dos Oceanos e o seu compromisso com o meio ambiente, a exposição terá suas emissões de gases de efeito estufa totalmente compensadas com o apoio da GSS Impact Development Company, empresa global que oferece soluções personalizadas em sustentabilidade para negócios de diversos setores. A compensação é realizada por meio da compra de créditos de carbono de um projeto de conservação de florestas na Amazônia, registrado no Verra, organização sem fins lucrativos reconhecida por estabelecer o Verified Carbon Standard (VCS), programa de créditos de carbono mais amplo do mundo. Esse projeto colabora para proteção de áreas florestais vitais da Amazônia e para a redução das mudanças climáticas ao evitar a liberação de carbono que é armazenado em árvores.

A mostra conta com fotos e vídeos originais das expedições, cedidos pelos Schurmann; é um reforço do compromisso com a sustentabilidade
Junto com a exposição o público também pode visitar o quiosque da Alma Catarina, uma marca de moda com preceitos sustentáveis que aposta em uma coleção de camisetas alinhadas aos princípios da preservação ambiental e que é uma das realizadoras e patrocinadoras da exposição da Família Schurmann. O design do quiosque da Alma é inspirado no veleiro Kat da Família Schurmann, com um formato de barco. A marca se destaca pela produção de camisetas unissex em algodão 100% brasileiro, com certificação orgânica e estampas desenvolvidas manualmente em parceria com a artista Priscila Theis. É dela também a arte com motivos marinhos feita em uma vela doada pela Mar e Vento – Escola de Vela especialmente para a exposição. Para todos os produtos, a fundadora da Alma Catarina, Maria Isabel Silva, que é Oceanógrafa, revela que o objetivo é diminuir o impacto ambiental em diferentes vertentes.
“Assim como a Voz dos Oceanos, que se dedica a conscientização ambiental em prol da preservação dos mares e oceanos, toda a cadeia produtiva para o desenvolvimento da coleção foi pensada de forma a gerar menos impacto, o que foi possível por meio da escolha da matéria-prima, de um design inovador para melhor aproveitamento dessa matéria-prima, valorização da produção local, rastreio de toda a produção garantindo transparência e um resultado alinhado aos pilares do projeto Voz dos Oceanos. Inclusive as etiquetas das peças foram produzidas a partir dos resíduos têxteis da produção.”, conta Maria Isabel. Todas as peças comercializadas pela Alma Catarina têm 10% do seu valor de custo destinado ao Instituto Voz dos Oceanos para fomentar suas ações e projetos.
A Alma Catarina convidou ainda outra marca que também cultiva valores que apoiam o desenvolvimento sustentável e a proteção ao meio ambiente para se juntar ao movimento, a MooMoo. Com o propósito de transformar a moda infantil em uma força de impacto positivo, cada coleção da MooMoo é criada valorizando materiais reciclados e processos produtivos que evitam o uso de plásticos e promovem a economia circular.