Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

São José acelera limpeza de rios para prevenir enchentes com chuvas

Cotidiano
Foto: Reprodução/SCTodoDia

Cotidiano

São José acelera limpeza de rios para prevenir enchentes com chuvas

Nesta terça-feira (8), duas escavadeiras especializadas estão operaram no Rio Araújo

Publicidade

A Prefeitura de São José, através da Secretaria de Infraestrutura, está intensificando suas ações de prevenção contra enchentes com trabalhos de limpeza e desassoreamento de rios, canais, valas e galerias pluviais. Nesta terça-feira (8), duas escavadeiras especializadas estão operando no Rio Araújo, na divisa com Florianópolis, e no Córrego do Mangue, na Praia Comprida, ao longo da Beira-Mar de São José, para retirar vegetação e areia acumuladas.

Com a previsão de chuvas para os próximos dias, a equipe está acelerando as obras para evitar alagamentos, conforme destacou a secretária adjunta da Infraestrutura, Michele Martendal. A meta é desassorear rapidamente esses locais, garantindo um melhor escoamento das águas.

Após a retirada do material do leito dos rios, ele é espalhado para passar por um processo de desidratação natural. Esse procedimento visa melhorar a drenagem e a vazão, limpando os cursos de água de resíduos e vegetação que podem obstruir a passagem e causar enchentes. Na Beira-Mar, está prevista a remoção de cerca de 30 caçambas de material do córrego.

O secretário de Infraestrutura, Júlio Cézar da Silva, enfatizou que o trabalho é realizado de forma cuidadosa para não prejudicar o ecossistema local, garantindo uma intervenção eficiente e sustentável. Essas ações fazem parte do Programa de Manutenção Regionalizada e Continuada, iniciado em março de 2023, com um investimento de R$ 20 milhões para serviços de desassoreamento e atividades complementares.

Continue lendo
Topo