Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

São José avança em desassoreamento para evitar enchentes

Cotidiano
WhatsApp Image 2024 10 31 At 15.33.52 1
Foto: Reprodução/SCTodoDia

Cotidiano

São José avança em desassoreamento para evitar enchentes

Na quinta-feira (31), foi finalizada a limpeza das margens e do leito de uma vala em Picadas do Sul

A Prefeitura de São José, através da Secretaria de Infraestrutura, segue com o trabalho de desassoreamento das margens de rios, canais, valas e galerias pluviais. Na quinta-feira (31), foi finalizada a limpeza das margens e do leito de uma vala em Picadas do Sul, onde foram removidos mais de 30 metros cúbicos de entulhos utilizando uma escavadeira hidráulica. Nesta sexta-feira (1), as equipes iniciam os trabalhos em uma vala do Rio Forquilhas, no Loteamento Dona Zenaide, em Forquilhas.

Essa ação tem como objetivo reforçar as medidas preventivas contra enchentes no município. As escavadeiras estão trabalhando para aprofundar as calhas das valas, canais, rios e galerias pluviais. Em muitas situações, as máquinas atuam diretamente no leito dos rios, sempre tomando os devidos cuidados para evitar impactos ambientais.

A retirada de resíduos do leito dos rios visa melhorar a drenagem e a vazão das águas, promovendo a limpeza dos cursos naturais e evitando o acúmulo de materiais que podem causar alagamentos. Após cada descarregamento, o material coletado é cuidadosamente espalhado e passa por um processo de desidratação natural. Essa iniciativa faz parte do Programa de Manutenção Regionalizada e Continuada, que começou em março de 2023, com um investimento total de R$ 20 milhões, incluindo serviços relacionados ao desassoreamento, sempre com autorização da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo