Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

São José planeja novo uso para lagoas de ETE Potecas

Cotidiano
Foto: Reprodução/SCTodoDia

Cotidiano

São José planeja novo uso para lagoas de ETE Potecas

A Prefeitura de São José e a Casan deram início a negociações para definir um novo uso para as lagoas de estabilização da ETE

A Prefeitura de São José e a Casan deram início a negociações para definir um novo uso para as lagoas de estabilização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Potecas, que serão desativadas em janeiro de 2026 com a conclusão da nova estação. O plano prevê que as lagoas sejam utilizadas para descarte de resíduos de obras da Secretaria de Infraestrutura, acelerando o aterramento da área. Após a finalização da nova ETE, a Casan entregará o terreno ao município para a construção de um espaço de lazer.

O secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, ressaltou que a proposta beneficia tanto a destinação de materiais quanto a criação de um novo local de convivência para a população. Representantes da Casan, como o diretor de Operação, Joel Horstmann, e a técnica de saneamento, Maiara Natividade, explicaram que a companhia já possui um Plano de Recuperação Ambiental da Área Degradada (PRAD), elaborado em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), para definir a futura utilização da área.

A nova ETE Potecas tem entrega prevista para dezembro deste ano e já conta com 80% das obras civis concluídas. Além disso, todos os equipamentos necessários já foram adquiridos. O projeto recebeu um investimento de R$ 270 milhões e terá capacidade para atender 328.494 habitantes na fase inicial, podendo expandir para 437.992 pessoas com a ampliação das redes de coleta.

A estrutura já conta com os tanques de aeração, o decantador secundário e a elevatória de retorno de lodo concretados. A nova ETE substituirá a unidade da década de 80, que operava com tecnologia de lagoas de estabilização. O novo sistema utilizará lodos ativados por aeração prolongada, garantindo maior controle de odor, remoção complementar de fósforo e melhor qualidade do efluente final.

Continue lendo
Topo