Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

SC recebe especialistas para aperfeiçoar estratégias de Defesa Civil

Cotidiano
Image 2025 01 23T091302.088

Cotidiano

SC recebe especialistas para aperfeiçoar estratégias de Defesa Civil

Principal objetivo da missão é desenvolver novas estratégias e soluções para enfrentar desastres naturais

Santa Catarina recebe nesta semana uma equipe de especialistas do Japão, enviados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), para fortalecer a parceria técnica com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado. O principal objetivo da missão é desenvolver novas estratégias e soluções para enfrentar desastres naturais, como deslizamentos, enchentes e outras emergências associadas a eventos climáticos extremos.

A colaboração entre a Defesa Civil catarinense e a JICA já vem desde 2008, quando a agência japonesa passou a apoiar o desenvolvimento da estruturação e planejamento técnico da Defesa Civil do estado, especialmente após os grandes desastres naturais daquele ano. A diretora administrativa financeira da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Régia Panceri, destacou que o plano diretor de 2009 e 2010, base do planejamento atual, precisa ser revisado para incorporar um olhar mais moderno. “A vinda dessa equipe vai nos ajudar muito nesse processo de atualização”, comentou.

Durante a missão, os especialistas visitarão áreas do Vale do Itajaí, uma das regiões mais afetadas por desastres naturais em Santa Catarina. A imersão no campo permitirá que conheçam as soluções já adotadas, avaliem sua eficácia e identifiquem novas alternativas, como tecnologias avançadas e “soluções baseadas na natureza”.

Algumas das obras do Governo do Estado previstas no plano original, como desassoreamentos e pequenas barragens, já estão em andamento. No entanto, a visita da equipe japonesa é considerada uma oportunidade de validar as estratégias existentes e explorar novas abordagens para aumentar a eficiência. “Queremos discutir com os especialistas se as soluções adotadas até agora continuam as mais adequadas ou se existem alternativas mais modernas e eficazes. Este é um momento importante para trazer novos conhecimentos e impulsionar nossa equipe técnica”, concluiu Régia Panceri.

Continue lendo
Topo