Cotidiano
SC recebe especialistas para aperfeiçoar estratégias de Defesa Civil
Principal objetivo da missão é desenvolver novas estratégias e soluções para enfrentar desastres naturais
Santa Catarina recebe nesta semana uma equipe de especialistas do Japão, enviados pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), para fortalecer a parceria técnica com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Estado. O principal objetivo da missão é desenvolver novas estratégias e soluções para enfrentar desastres naturais, como deslizamentos, enchentes e outras emergências associadas a eventos climáticos extremos.
A colaboração entre a Defesa Civil catarinense e a JICA já vem desde 2008, quando a agência japonesa passou a apoiar o desenvolvimento da estruturação e planejamento técnico da Defesa Civil do estado, especialmente após os grandes desastres naturais daquele ano. A diretora administrativa financeira da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Régia Panceri, destacou que o plano diretor de 2009 e 2010, base do planejamento atual, precisa ser revisado para incorporar um olhar mais moderno. “A vinda dessa equipe vai nos ajudar muito nesse processo de atualização”, comentou.
Durante a missão, os especialistas visitarão áreas do Vale do Itajaí, uma das regiões mais afetadas por desastres naturais em Santa Catarina. A imersão no campo permitirá que conheçam as soluções já adotadas, avaliem sua eficácia e identifiquem novas alternativas, como tecnologias avançadas e “soluções baseadas na natureza”.
Algumas das obras do Governo do Estado previstas no plano original, como desassoreamentos e pequenas barragens, já estão em andamento. No entanto, a visita da equipe japonesa é considerada uma oportunidade de validar as estratégias existentes e explorar novas abordagens para aumentar a eficiência. “Queremos discutir com os especialistas se as soluções adotadas até agora continuam as mais adequadas ou se existem alternativas mais modernas e eficazes. Este é um momento importante para trazer novos conhecimentos e impulsionar nossa equipe técnica”, concluiu Régia Panceri.