Cotidiano
SC registra 113 queimaduras por águas-vivas e 85 salvamentos em 7 dias da Estação Verão
Bombeiros tem se concentrado na orientação dos banhistas e na sinalização de áreas de risco
Durante a primeira semana da operação Estação Verão 2024/2025, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) registrou 113 ocorrências de queimaduras por águas-vivas e 85 salvamentos por afogamento no litoral catarinense. O levantamento abrangeu o período de 17 a 23 de dezembro e aponta que as equipes de resgate estão intensificando as ações de prevenção e atendimento emergencial para garantir a segurança dos banhistas.
Com 450 mil ações preventivas realizadas até o momento, a corporação tem se concentrado na orientação dos banhistas e na sinalização de áreas de risco, principalmente em pontos turísticos e balneários mais movimentados. Atualmente, quase dois mil guarda-vidas estão mobilizados em 33 municípios, cobrindo 156 praias ao longo dos 560 km de litoral de Santa Catarina.
Ações preventivas e reforço de efetivo
As equipes de resgate atuam com apoio de ambulâncias para garantir atendimento rápido, principalmente em locais como a Praia dos Ingleses, em Florianópolis, e em Balneário Camboriú, onde há um grande fluxo de turistas. No total, 470 bombeiros estão mobilizados no litoral catarinense, com um reforço de 96 militares vindos do interior do estado.
Além dos salvamentos, os bombeiros também realizaram uma série de ações educativas para prevenir acidentes com animais marinhos, como águas-vivas e caravelas, e alertar sobre os riscos do mar.
Sinalização nas praias
O Corpo de Bombeiros também destaca a importância da sinalização nas praias para informar sobre a presença de águas-vivas e caravelas. Quando esses animais marinhos estão presentes na área, a bandeira lilás será exibida no posto guarda-vidas, indicando risco para os banhistas.
Respeitar essa sinalização é essencial para evitar queimaduras e outros acidentes. Quando a bandeira lilás estiver hasteada, os banhistas devem tomar o máximo de cuidado, se distanciando das áreas sinalizadas e procurando informações com os guarda-vidas sobre os pontos mais seguros para o banho.