Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Sebrae promove em Florianópolis o principal evento do ecossistema de startups

Cotidiano
Sebrae Promove Em Florianopolis O Principal Evento Do Ecossistema De Startups
Foto: Sebrae/Divulgação/SCTodoDia

Cotidiano

Sebrae promove em Florianópolis o principal evento do ecossistema de startups

A edição deste ano ocorre de hoje a 16 de agosto em Florianópolis e contará com mais de 200 palestrantes, painéis, rodadas de negócios, e a participação de mil empresas

Com mais de 200 palestrantes e expositores e a presença de mil empresas, o Startup Summit 2024 desembarca hoje (14) em Florianópolis. O encontro entre startups e investidores tem se consolidado como um dos principais eventos do ecossistema de startups no Brasil. A expectativa é atrair 10 mil pessoas presencialmente e 30 mil de forma online, que terão acesso às palestras na plenária, além de mais de 3 mil startups participantes, 200 palestrantes, 150 expositores e 250 fundos de Venture Capital. O evento é organizado pelo Sebrae, em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

O evento oferece inspiração com cases de sucesso, palestras, conexão com agendas de negócios e oportunidades de networking, com destaque tanto para o cenário nacional quanto para o ecossistema de startups na América Latina. Para reforçar o compromisso com os pilares de ESG, o Startup Summit 2024 terá uma série de ações e medidas práticas para minimizar o impacto ambiental e promover a responsabilidade social.

A abertura do Startup Summit será às 13h e contará com a presença de diretores e do presidente do Sebrae, Décio Lima, no Centrosul. Ele destaca que o país vive um momento propício para a inovação e que a presença do Sebrae como apoiador das startups visa ajudar no crescimento econômico, alinhando com isso inovação, inclusão e sustentabilidade.

“O Sebrae é uma referência quando o assunto é startups. Hoje, representamos a maior plataforma de startups do país. Por meio dessas empresas, o Brasil vem criando oportunidade e gerando empregos. O mundo da tecnologia não tem volta. O Sebrae sabe disso e cria condições para que um maior número de empreendedores possa receber o nosso apoio. Com este trabalho, buscamos associar sustentabilidade, inovação e inclusão. O mundo requer soluções inovadoras”, afirma.

Impacto Econômico e Panorama das Startups no Brasil

De acordo com o Observatório Sebrae Startups, o Brasil possui mais de 13 mil startups registradas, com uma taxa de crescimento anual significativa, demonstrando a vitalidade do ecossistema de inovação no país. O setor tem visto um aumento expressivo nos investimentos, com um total de mais de R$ 46 bilhões investidos em 2022, posicionando o Brasil como um dos principais mercados de startups na América Latina.

Além disso, startups brasileiras foram responsáveis por mais de 100 mil empregos diretos em 2023, contribuindo significativamente para a economia nacional. O Brasil também se destaca no empreendedorismo feminino, com um número crescente de femtechs e startups lideradas por mulheres, um tema que será abordado durante o evento.

“Quem já está no mercado das startups ou planeja entrar nesse universo, precisa estar atento às tendências, debates e ideias que vão acontecer durante os três dias de programação. O Sebrae convidou alguns dos maiores especialistas da atualidade, além de investidores que estão em busca de novas oportunidades de negócios. Ainda teremos duas grandes novidades neste ano: o Prêmio Sebrae Startups e o lançamento das vitrines de startups”, comenta o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.

Florianópolis é considerada a 2ª cidade mais empreendedora do Brasil, sendo a 1ª no ranking de mão de obra qualificada segundo a Endeavor. A capital catarinense possui parques tecnológicos, centros de inovação e concentra as principais universidades e institutos tecnológicos do estado, com 19 instituições de ensino superior. Já foi considerada como o “Vale do Silício” da América Latina.

A realização do Startup Summit 2024 deve gerar um impacto econômico significativo em Florianópolis, estimado em R$ 24,48 milhões. Além disso, o evento impulsiona a economia local através da criação de empregos temporários, aumento do fluxo turístico e potenciais investimentos em startups locais.

Continue lendo
Topo