Cotidiano
Semasa conclui ampliação da ETA no bairro Limoeiro
Os investimentos na estação de tratamento vão evitar problemas de distribuição mesmo com altos índices de turbidez da água
O Semasa – Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí, concluiu a ampliação da nova Estação de Tratamento de Água do bairro Limoeiro, que conta com sistema completo de tratamento e é capaz de operar mesmo em condições de alta turbidez no Ribeirão Mineral, local de captação da água bruta. A antiga estrutura da ETA atendeu a região por 20 anos.
Chamada de ETA compacta, por ser composta por módulos, o equipamento permite sua ampliação conforme a demanda de consumo. Segundo a autarquia municipal, o sistema de tratamento convencional conta ainda com uma unidade moderna e eficiente, contando ainda com moderno laboratório de análises para acompanhamento da qualidade e manutenção dos padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A nova unidade de Tratamento de Água tem 19 metros de comprimento por três de largura, incluindo floculadores mecânicos de alta taxa, decantadores de placas inclinadas, filtro de corpo triplo com retrolavagem, oito bombas dosadoras e medição ultrassônica de vazão na entrada.
São cinco os novos tanques para armazenamento de produtos químicos, sendo um para o policloreto de alumínio (PAC), um para o hidróxido de cálcio, uma para o ácido fluossilícico, um para o poliortofosfato e o quinto de reserva. A localização permanece a mesma, na entrada da rua Mineral. Os investimentos nesta obra foram de R$1,6 milhão.
No sistema em separado fica a dosagem de cloro. Além desses, também foram construídos um novo laboratório, uma estrutura para abrigar os operadores e uma casa de bombas. Esta nova unidade faz parte do programa de implantação de URPRAs – Unidades Regionais de Produção de Água que visa a implantação de sistemas de produção, reservação e distribuição de água tratada, criando assim a setorização e os distritos de medição do Sistema de Distribuição de Água, o que permitirá o combate efetivo das perdas de água e a desconcentração da operacionalidade dos sistemas São Roque e Arapongas.
“A ampliação da ETA oferece capacidade para tratar até o dobro de litros por segundo do que a antiga, conforme a demanda. É uma obra à altura do desenvolvimento da comunidade”, avalia o diretor de Saneamento do Semasa, Flávio Furtado. A estação complementa a modernização do sistema de tratamento e distribuição de água potável no Limoeiro. Em 2021, com a instalação do novo reservatório, o Semasa aumentou em oito vezes a capacidade de reservação de água tratada no bairro.