Cotidiano
Sete os municípios em estado de Emergência pelas chuvas
Em Balneário Camboriú e Itapema a situação se normaliza gradativamente; Camboriú apresenta a pior condição nesta sexta-feira
As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina ao longo de ontem (16) fez com que sete cidades catarinenses decretassem situação de emergência na quinta-feira: Florianópolis, Biguaçu, Governador Celso Ramos, TIjucas, Camboriú, Balneário Camboriú e Porto Belo, que publicou o decreto tarde da noite. Nestes municípios os temporais causaram alagamentos, deslizamentos e interditaram rodovias e alguns enfrentam hoje problemas com a enxurrada.
Balneário Camboriú
Ontem a situação mais crítica foi registrada em Balneário Camboriú, com alagamentos em praticamente todo o município. A prefeita decretou Emergência ainda pela manhã e segundo as últimas atualizações da Defesa Civil, até o final da tarde de ontem mais de 120 pessoas já haviam sido atendidas pelas equipes do Município. Além das áreas e bairros centrais, o bairro Nova Esperança foi bastante atingido.
Itapema
Em Itapema o decreto de Emergência foi publicado no período da tarde, tem validade de 180 dias e permite a adoção de medidas emergenciais para garantir assistência à população e a recuperação de áreas afetadas. Os principais impactos causados pelo volume extremo de chuvas no município foram inundações, queda de árvores e pontes, além da obstrução de diversas vias.
Bairros como Várzea, Ilhota, Alto São Bento, Morretes, Jardim Praiamar, Centro e Canto da Praia foram os mais afetados. Os resgates das famílias atingidas precisaram ser feitos com embarcações.
O número de pessoas abrigadas segue aumentando, já ultrapassando 250 pessoas no Salão da Capela Cristo Rei, no Bairro Morretes. Para ampliar o atendimento, foi aberto um segundo abrigo, com salas na escola municipal Bento Elói Garcia, que está recebendo novas famílias desalojadas.
No entanto, estima-se que ao todo, 1,5 mil famílias tenham sido atingidas. Os trabalhos das equipes da Assistência Social seguiram por toda a noite e continuam nesta manhã.
Camboriú
Em Camboriú o estado de Emergência foi decretado pelo prefeito Leonel Pavan na tarde de ontem e a situação continua se agravando no município. Embora o número de vítimas ainda não tenha sido divulgado, equipes de resgate trabalharam intensamente durante toda a madrugada para resgatar moradores das localidades de Jardim Euripa e Santa Regina, atingidas por enxurradas.