No local mais silencioso do mundo, o silêncio é tão intenso que é possível ouvir o próprio coração batendo e até o som das pálpebras piscando. O recorde mundial pertence à câmara anecoica dos Laboratórios Orfield, em Minneapolis, nos Estados Unidos, onde o nível de som ambiente alcançou impressionantes −24,9 dBA.
A sala dos Orfield Labs quebrou o recorde pela primeira vez em 2004, com uma medição de ruído de fundo de −9,4 dBA. Em 2012, após melhorias no ambiente, novos registros apontaram níveis ainda mais baixos, chegando a −13 dBA.
Em 2015, a sala perdeu temporariamente o título de mais silenciosa do mundo quando uma câmara anecoica na sede da Microsoft, em Washington, registrou níveis de −20,35 dBA. A Orfield Labs recuperou o recorde em 2021 e o mantém desde então. A sala suprime 99,99% do som, graças a cunhas acústicas de fibra de vidro com 1 metro de espessura, além de paredes duplas de aço isolado e 30 cm de concreto. A câmara é usada principalmente para testes de produtos e pesquisas científicas.
Com informações de Casa e Jardim/Globo.