Cotidiano
Sul de SC tem mais de 11 mil empregos adicionados em 2024
Os setores que mais se destacaram entre janeiro e julho foram os serviços e a indústria
Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), no acumulado do ano, o sul do estado contabiliza 11.094 vagas acrescentadas. O resultado é superior em comparação com o ano passado, quando foram adicionados 10.036 postos de trabalho.
No acumulado do ano, os setores que mais se destacaram foram serviços e indústria, marcando resultados no Estado de 49.143 em serviços e 39.058 na indústria. O único grande grupamento que teve geração líquida negativa de empregos no período foi a agropecuária, em Santa Catarina (-485) e na Região Carbonífera (-5).
Entre os meses de janeiro e julho deste ano, a Região Carbonífera contribuiu com 5.449 vagas, chegando a um estoque de 158.122 empregos. Destes empregos gerados 2.045 são do setor de serviços e 2.228 do setor industrial.
No entanto, a queda já era esperada pelos especialistas. O Boletim do Emprego Formal, contratado pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e elaborado pelos economistas Leonardo Alonso Rodrigues e Alison Fiuza a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), já apontava em maio a tendência de desaceleração.
“Há incertezas no horizonte em relação às finanças públicas nacionais, que vêm registrando déficits constantes e sem um rumo claro”, afirma Leonardo Alonso.