Cotidiano
Supercentenários: brasileira está no ranking das pessoas mais velhas do mundo
Idosa tem 116 anos de idade
Publicado em
Idosa tem 116 anos de idade
Por
Matheus Machado
Segundo o Grupo de Pesquisa de Gerontologia (GRG, na sigla em inglês), uma instituição global de pesquisadores em campos de gerontologia, longevidade, saúde e demografia baseada em Los Angeles, nos EUA,54 pessoas supercentenárias são monitoradas em todo o mundo— há um único homem nessa lista e ele é o mais jovem do grupo.
De acordo com Waclaw Jan Kroczek, pesquisador polonês do GRG, as mulheres geralmente vivem mais do que os homens por motivos que envolvem fatores como:
O consenso é que supercentários são aqueles com 110 anos ou mais. Essa é a régua adotada pelo GRG e também pelo LongeviQuest, outro grupo de pesquisadores que é referência no monitoramento e no mapeamento de supercentenários pelo mundo.
Na ponta dessas duas listas, que estão disponíveis de forma pública nos sites de ambos os grupos, está uma japonesa, Tomiko Itooka, com 116 anos. Ela é seguida por uma brasileira, Inah Canabarro Lucas, que tem a mesma idade, mas é um mês mais nova. Depois, a “medalha de bronze” é da americana Elizabeth Francis, que tem 115 anos.
Com informações de g1.