Cotidiano
Surfista de Navegantes é campeão latino-americano
O atleta da categoria sub-10 Gustavo Frutuoso conquistou vaga para competição na Europa
O jovem surfista Gustavo Frutuoso, de apenas 10 anos, levou o nome de Navegantes ao topo do pódio ao conquistar o título latino-americano de surf na categoria sub-10, durante a última etapa do campeonato Olas Pro Tour Semilleros, realizada no Peru. Bolsista da Fundação Municipal de Esporte (FME) de Navegantes, Gustavo também garantiu o vice-campeonato na categoria sub-12, se destacando entre atletas da Argentina, Chile, Costa Rica, Equador, Peru e Brasil.
A competição, que teve sua grande final na tradicional praia de Chicama, no litoral norte peruano, marcou o encerramento da temporada 2024/2025. Gustavo encerrou o circuito como líder absoluto, após vencer as três primeiras etapas – realizadas nas ondas de Arica e Iquique, no Chile, e em Salinas, no Equador – e garantir o segundo lugar na etapa final, resultado suficiente para assegurar o título geral.
Com o desempenho excepcional, o surfista catarinense conquistou uma vaga para disputar o campeonato europeu, que será realizado em outubro, em Portugal.
“Foi muito divertido. Conheci novos amigos de outros lugares, treinei ondas muito boas em vários países, pratiquei o espanhol. Fiz um treino de luxo”, contou Gustavo, demonstrando maturidade e entusiasmo.
“Gustavo conseguiu obter um ótimo desempenho nas quatro etapas do torneio. Estamos muito contentes com o resultado desta temporada e orgulhosos pela garra que ele apresentou durante as baterias”, destacou o pai e técnico, Rodrigo Frutuoso. “No início, quando decidimos investir nesse circuito, sonhávamos com isso, mas fomos superando cada etapa para não se perder nas expectativas”, comemorou a mãe Kelly Schiestl.
A conquista de Gustavo reforça o potencial do esporte em Navegantes e destaca a importância dos investimentos em jovens talentos, como os realizados pela FME. Com os olhos agora voltados para a Europa, Gustavo segue em preparação para mais um desafio internacional.