Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Tubarão adere ao programa “Educando Cidadãos”

Cotidiano
WhatsApp Image 2025 05 07 At 16.10.21 Scaled 1
Foto: Reprodução/PMT

Cotidiano

Tubarão adere ao programa “Educando Cidadãos”

Cidade foi a primeira do Sul de Santa Catarina a aderir ao programa que visa combater a corrupção

TUBARAO

Tubarão se tornou a primeira cidade do Sul de Santa Catarina a aderir ao programa Educando Cidadãos, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A assinatura do termo de adesão ocorreu na tarde desta quarta-feira (7), em Florianópolis, com a presença do prefeito Estêner Soratto e do secretário de Combate à Corrupção e Controladoria, Luciano Valério. O programa tem como objetivo promover a educação para a cidadania, despertar valores éticos e engajar a sociedade no combate à corrupção, desde a infância.

Criado pelo promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, o Educando Cidadãos é uma evolução da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, que ficou conhecida em todo o Brasil. O programa atua em quatro eixos: interação local entre Ministério Público e comunidades, cultura de cooperação social, transparência e fiscalização, e meio ambiente e sustentabilidade. O público-alvo inclui estudantes do ensino fundamental e médio, instituições públicas e privadas, órgãos governamentais, ONGs, empresas e cidadãos em geral.

Com mais de 60 parceiros em todo o estado, o programa prevê a produção de materiais pedagógicos, ações educativas e campanhas de comunicação, sempre com foco no fortalecimento do controle social e na formação de cidadãos mais conscientes. As ações locais desenvolvidas com o apoio das prefeituras e de outras entidades serão certificadas pelo MPSC, que também concederá o selo “Amigo do Programa Educando Cidadãos” a projetos e voluntários que se destacarem.

O prefeito Estêner Soratto destaca a importância da adesão de Tubarão. “Não tem mais jeitinho na Prefeitura de Tubarão e a adesão ao programa Educando Cidadãos demonstra o quanto estamos comprometidos em construir uma cidade mais ética, transparente e consciente. Somos a primeira cidade do Sul do Estado a aderir ao programa, o que reforça nosso papel de liderança e responsabilidade social. Queremos envolver escolas, servidores e toda a sociedade para que Tubarão seja uma referência no combate à corrupção e no fortalecimento da cidadania”, enfatiza.

O secretário de Combate à Corrupção e Controladoria, Luciano Valério, conta que o projeto é um adicional ao que já tem sido feito na Prefeitura. “O Educando Cidadãos soma forças ao trabalho que já estamos desenvolvendo na prefeitura. Esse programa vai nos ajudar a ampliar as ações de controle, transparência e educação cidadã, tornando Tubarão um exemplo de gestão pública eficiente e responsável”, garante.

Uma das medidas tomadas pelo prefeito Estêner Soratto com a Reforma Administrativa foi justamente a criação da secretaria de Combate à Corrupção e Controladoria. O órgão cuida do sistema de controle interno do município e defende o patrimônio público.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo