Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Tubarão realiza 1º Festival Internacional de Corais

Cotidiano
Tubarao Realiza 1o Festival Internacional De Corais
Foto: Reprodução/Rádio Cidade de Tubarão

Cotidiano

Tubarão realiza 1º Festival Internacional de Corais

Evento marca os 30 anos do Coral Universitário da Unisul e traz grupos do Uruguai, Paraguai e diversas regiões do Brasil

O município de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, será palco do 1º Festival Internacional de Corais em outubro. O evento celebra os 30 anos do Coral Universitário da Unisul e reunirá corais de países vizinhos e de diferentes estados brasileiros.

A programação conta com a presença confirmada do Coral del Paloma, do Uruguai, e do coral da rede de colégios Crescer, da cidade de Leste, no Paraguai. A nível nacional, participam grupos como o Coral Zíper na Boca, da Unicamp (SP), o Coral da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o Coral Simpro, de Londrina (PR), além dos corais Peregrinos da Montanha e Pequenos Peregrinos, ambos de Nova Veneza (SC).

O festival também busca resgatar a tradição coral da região Sul de Santa Catarina. Criciúma, por exemplo, foi referência nacional no canto coral até 2018, quando deixou de realizar o Festival Internacional por falta de apoio público. A proposta agora é posicionar Tubarão como novo polo dessa expressão artística.

Com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, a organização busca incluir o festival no calendário oficial da cidade. Os corais interessados em participar ainda podem se inscrever até 30 de agosto, por meio da página do evento no Instagram: @fictubarao.

Para viabilizar a participação de grupos internacionais e de outros estados, os organizadores oferecem hospedagem em um seminário local e buscam doações de empresas e cidadãos para cobrir custos de alimentação e estrutura. Segundo a equipe, o objetivo é proporcionar um ambiente de troca cultural e fortalecimento da música coral em Santa Catarina.

Além da programação artística, o festival deve movimentar a economia local, com impacto esperado na rede hoteleira, no comércio e na gastronomia. A hospitalidade dos moradores também será peça-chave para o sucesso do evento.

A organização ainda disponibilizou um acervo digital com mais de 2.500 partituras gratuitas no site oficial do festival, fortalecendo o acesso à música coral para grupos de todo o país.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo