Cotidiano
UAPA tem 350 animais para adoção em Itajaí
Para adotar um pet é simples, é necessário ser maior de 18 anos e comprovação de residência; mas a adoção tem que ser responsável
A Unidade de Acolhimento Provisório de Animais (UAPA) de Itajaí está atualmente com 350 animais que aguardam por uma adoção responsável, sendo 289 cães, 50 gatos e 11 cavalos. O órgão municipal resgata e acolhe animais em situação de vulnerabilidade.
Além de acolher os animais, a unidade realiza feiras de adoção todos os meses em diferentes bairros da cidade. Os animais adultos disponíveis para adoção já são castrados, vacinados e microchipados, enquanto os filhotes passam pelo procedimento ao completarem seis meses de idade.
Para adotar um pet, é necessário ser maior de 18 anos, possuir condição e espaço adequados para manter o animal e compreender o compromisso a longo prazo, considerando que cães e gatos vivem, em média, de 10 a 15 anos. Também é exigida a apresentação de um documento com foto e comprovante de residência.
Além das feiras, as pessoas interessadas podem fazer as adoções na sede da Unidade de Acolhimento Provisório, na Rua Manuel Bernardes, no bairro Itaipava, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.
A UAPA ainda realiza atendimentos veterinários para os animais acolhidos e oferece consultas e vacinas para moradores de Itajaí com renda familiar de até três salários mínimos. O cadastro para castração gratuita deve ser feito pela plataforma Aprova Digital. Após a aprovação da documentação, a equipe da UAPA agenda o procedimento.
A unidade também recebe doações de itens de inverno para os animais, como mantas, roupinhas, ração e produtos de higiene. Informações complementares podem ser obtidas pelo telefone (47) 99915-7777 ou pelo e-mail defesaanimal@itajai.sc.gov.br.