Cotidiano
Urussanga e Valdobbiadene firmam Pacto de Amizade
Em vídeo, o prefeito de Valdobbiadene, Luciano Fregonese, salientou o desejo de fortalecer a parceria com o Brasil
Um pacto de amizade celebrado entre Urussanga com a cidade italiana de Valdobbiadene, localizada na província de Treviso, foi oficializado nessa quarta-feira (9). A cerimônia aconteceu na Câmara de Vereadores de Urussanga, com a presença do presidente da Associazione Trevisani nel Mondo de Valdobbiadene, Luciano Murer, além da participação especial, ainda que virtual, do prefeito de Valdobbiadene, Luciano Fregonese.
“É um orgulho para nós celebrar a amizade com Valdobbiadene, reconhecida pela Unesco como patrimônio mundial da humanidade. Estamos prontos para ampliar nossas trocas culturais, sociais e econômicas com a região, que também se destaca na expertise da produção de espumantes com suas mais de 700 vinícolas”, disse a prefeita de Urussanga, Stela Dagostin Talamini.
Em vídeo, o prefeito de Valdobbiadene, Luciano Fregonese, salientou o desejo de fortalecer a parceria com o Brasil por meio de diversas ações conjuntas, especialmente nas áreas da gastronomia, cultura e na troca de conhecimentos sobre a produção de vinhos e espumantes, tradição pela qual sua cidade é internacionalmente reconhecida.
O presidente da Associazione Trevisani nel Mondo de Valdobbiadene, Luciano Murer, comentou que será muito bom estreitar laços entre as comunidades e reforçou o convite do prefeito de visitá-los na Itália.
A aproximação entre Urussanga e Valdobbiadene começou em 2014 e se fortaleceu em 2017, conforme o relato da diretora de Cultura, Eliana Maccari, quando houve uma troca de cartas entre os prefeitos da época na intenção de realizar o pacto de amizade. Um brinde simbólico entre brasileiros e italianos encerrou o momento solene com os seus tradicionais espumantes: o Prosecco de Valdobbiadene e o Goethe de Urussanga, dois ícones que representam a excelência vitivinícola de suas regiões.