Cotidiano
Veja qual a melhor maneira de armazenar o pão
Diferentes do que muitos pensam, o saco plástico não é a melhor alternativa
Publicado em
Diferentes do que muitos pensam, o saco plástico não é a melhor alternativa
Por
Matheus Machado
Manter o pão fresco pode ser um grande desafio, mesmo quando se trata de um pãozinho de padaria. Dependendo de como e onde o armazenamos, ele pode ficar borrachudo, endurecer rapidamente ou até mesmo mofar.
Pode surpreender, mas utilizar o saco plástico não é a maneira mais recomendada. O saco de plástico impede a troca de ar e umidade com o ambiente externo, o que, ao contrário do que muitos pensam, não é vantajoso. Essas condições fazem o saco acumular umidade rapidamente, resultando em um pão que perde a casquinha crocante e fica mole e borrachudo. Além disso, há outro problema: o mofo. O pão é altamente suscetível ao mofo devido à umidade e, uma vez contaminado pelo fungo, a única solução é descartá-lo.
A melhor forma de armazenar pão para evitar o mofo é utilizando sacos de papel. Não por acaso, as padarias ainda usam esse tipo de embalagem para vender pães frescos, já que permite que o pão “respire”, mantendo sua crocância e frescor por mais tempo, além de retardar o aparecimento de mofo.
No entanto, não é qualquer saco de papel que serve. O ideal é um modelo revestido com parafina, que ajuda a evitar o ressecamento do pão. Enquanto o saco de papel comum permite que a umidade do pão escape, fazendo-o endurecer, o revestido com parafina prolonga sua durabilidade ao manter o equilíbrio da umidade.
Com informações de Tudo Gostoso.