Cotidiano
Verão 2024/25: SC registra sete mortes por afogamento no primeiro mês da temporada
Entre 16 de dezembro e 15 de janeiro, mais de 1.700 salvamentos foram realizados no estado
Santa Catarina registrou sete mortes por afogamento no primeiro mês da temporada de verão 2024/25, segundo dados do Corpo de Bombeiros. Além disso, há três casos sob investigação, que podem aumentar essa estatística. Entre 16 de dezembro e 15 de janeiro, mais de 1.700 salvamentos foram realizados no estado.
As mortes confirmadas por afogamento no litoral catarinense ocorreram em diferentes pontos do estado e são as seguintes:
- 27 de dezembro: Itapoá
- 29 de dezembro: São Francisco do Sul
- 30 de dezembro: Itapoá (2 casos)
- 1 de janeiro: Florianópolis
- 1 de janeiro: Garopaba
- 12 de janeiro: Florianópolis
O Corpo de Bombeiros esclarece que as mortes por afogamento só são contabilizadas quando a causa é confirmada como asfixia devido à presença de água nos pulmões. Casos em que a perícia aponta outras causas, como lesões por impacto, não são considerados.
Além das sete mortes confirmadas, quatro outros casos estão sendo investigados:
- 10 de janeiro: Pescador desaparece em Balneário Rincão
- 15 de janeiro: Homem cai de costão entre as praias dos Ingleses e do Santinho, em Florianópolis
- Data não informada: Corpo encontrado em decomposição no mar
Regiões com maior número de afogamentos em SC
A Grande Florianópolis e o Litoral Norte concentraram 87% dos casos de afogamento registrados em Santa Catarina no primeiro mês de 2024/25. Na Grande Florianópolis, foram 838 salvamentos, com duas mortes confirmadas. No Litoral Norte, os bombeiros realizaram 749 resgates e registraram quatro mortes por afogamento. Essas regiões são as mais visitadas por turistas, o que contribui para o aumento de incidentes no período de férias. Estima-se que Santa Catarina receba 3,1 milhões de visitantes até o final da temporada.