Cotidiano
Vídeo: Chuva intensa causa caos no Litoral Centro Norte
Ruas inundadas, garagens subterrâneas alagadas, carros submersos e trânsito caótico com mais de 40 mm de chuva na região
As fortes chuvas que atingem as cidades da microrregião da Foz do Rio Itajaí-Açu desde as primeiras horas desta quinta-feira (16), estão provocando grandes transtornos na região. Mais de 40 mm de precipitação foram registrados nas últimas 12 horas, segundo dados preliminares da Defesa Civil.
Até o meio da manhã já havia registros de alagamentos pontuais em Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Navegantes e Penha, no entanto, ainda não se tem registros de desabrigados. Dois veículos foram encontrados submersos na marginal da BR-101, em um ponto com grande acúmulo de água na altura de Balneário Camboriú, e no município vizinho de Camboriú, diversas ruas estão alagadas, impossibilitando o tráfego de veículos.
Em Balneário Camboriú a Avenida Panorâmica foi interditada devido às condições climáticas. O bloqueio foi necessário para garantir a segurança dos motoristas, já que a via apresentava risco de deslizamentos e alagamentos.
A situação também ficou caótica na rodovia Osvaldo Reis na manhã desta quinta-feira. A via liga Itajaí a Balneário Camboriú e ficou com diversos pontos de alagamento, o que ocasionou lentidão no trânsito e muitas filas. O caminho de Cabeçudas também está intransitável devido a deslizamento de encostas.
Em Navegantes o trânsito entre Gravatá e Centro está impedido por conta de pontos de alagamento na José Juvenal Mafra, no trecho próximo ao aeroporto, e na avenida Pref. Cirino Adolfo Cabral (beira-mar). A rota alternativa é pela rua Onório Bortolato, já que ela está sem pontos de alagamento. Os atendimentos nas Unidades Básicas de Sáude Central, Verde Mar, São Paulo e São Pedro estão fechadas por conta do volume de chuva. Já o Departamento de Atenção e Bem Estar Animal (Daba) mantém apenas os atendimentos de urgência e emergência.
A BR-101 também registra lentidão nos dois sentidos, com maior retenção na região próxima ao Motel Libidus. Motoristas que trafegam pela área enfrentam filas e devem redobrar a atenção nas rodovias. As autoridades locais recomendam que a população evite deslocamentos desnecessários e que respeite as sinalizações de trânsito e interdições.
A Defesa Civil está monitorando os pontos de alagamentos e as áreas de risco nas encostas dos municípios atingidos. Com o solo encharcado há riscos para deslizamentos.