Cotidiano
Vídeo: INIS fecha canil clandestino em Itajaí
Cães eram tratados apenas como reprodutores, viviam em condições precárias, em meio a sujeira e abandono; o dono do local foi preso
Um canil clandestino no bairro Brilhante II foi fechado após denúncia atendida pelos fiscais do Instituto Itajaí Sustentável (INIS) sobre maus-tratos aos animais. Ao todo, 50 cães estavam no local. Desses, 29 foram levados para a Unidade de Acolhimento Provisório de Animais do Município (UAPA) para serem vacinados e microchipados, encaminhados para lar temporário e, depois, para adoção.
Os outros 21 animais vão permanecer no local até que haja um espaço adequado para destiná-los. Os cães apreendidos variam entre pastor belga malinois, pastor alemão, são bernardo, cane corso, american pit bull terrier, rottweiler e golden retriever.
“São animais de grande porte e valorizados no mercado, que estavam em um local deprimente. Os cães viviam sem higiene, como no caso das baias onde ficavam as matrizes dos filhotes, que estavam sujas de sangue, o que demonstra a falta de cuidado com a saúde dos animais. O local era inadequado para a procriação e posterior comercialização desses cães”, enfatiza a diretora-presidente do INIS, Maria Heloisa Lenzi.
Ela acrescenta que esses estabelecimentos exploram os animais sem cuidados com os pais, com as matrizes e diz que na hora de comprar um filhote, as pessoas devem se informar se o criador tem alvará, se tem o médico veterinário responsável e como é a condição do canil. Comprar filhotes sem checar a procedência, segundo Maria Heloisa, é incentivar esse tipo de crueldade.
“Estabelecimentos como esse, que hoje foi alvo da fiscalização do INIS junto com a Guarda Municipal Ambiental, precisam ser denunciados. Fica aí o alerta e o telefone de contato para denúncias (47) 98857-2144. Denúncias de maus tratos podem ser encaminhadas para esse WhatsApp”, completa Maria Heloisa.