Clique e ouça nossas rádios
Rádios cidade
Pesquisa mostra o cardápio ideal.
Matheus Machado
Publicado em: 29 de julho de 2024
Um estudo conduzido ao longo de três décadas e envolvendo mais de 100 mil participantes, revelou estratégias para uma vida longa e de qualidade. O principal fator identificado é a adoção de uma dieta saudável a partir dos 40 anos, que se mostrou determinante para uma boa saúde física, cognitiva e mental após os 70 anos.
Pesquisadores da Escola de Saúde Pública TH Chan da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriram que menos de 10% das pessoas envelhecem sem doenças graves, incluindo aquelas que causam degeneração cognitiva. No entanto, uma alimentação adequada na meia-idade aumenta significativamente as chances de envelhecer com qualidade de vida.
Os resultados, apresentados no congresso Nutrition 2024 em Chicago, destacam que indivíduos que seguiram uma dieta saudável a partir dos 40 anos tinham entre 43% e 84% mais chances de manter um bom funcionamento físico e mental aos 70 anos, em comparação com aqueles que não adotaram tais hábitos alimentares. Confira alguns dos pilares:
Estatuto Digital da Criança e do Adolescente - ECA Digital, estabelece obrigações para plataformas digitais
Ausência ou inadequação da caixa de gordura está entre as principais irregularidades encontradas em vistorias da Casan.
Justiça nega liminar do MP sobre transporte por balsa em Laguna; município tem até 2026 para realizar licitação, segundo lei municipal.