Um estudo conduzido ao longo de três décadas e envolvendo mais de 100 mil participantes, revelou estratégias para uma vida longa e de qualidade. O principal fator identificado é a adoção de uma dieta saudável a partir dos 40 anos, que se mostrou determinante para uma boa saúde física, cognitiva e mental após os 70 anos.
Pesquisadores da Escola de Saúde Pública TH Chan da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriram que menos de 10% das pessoas envelhecem sem doenças graves, incluindo aquelas que causam degeneração cognitiva. No entanto, uma alimentação adequada na meia-idade aumenta significativamente as chances de envelhecer com qualidade de vida.
Os resultados, apresentados no congresso Nutrition 2024 em Chicago, destacam que indivíduos que seguiram uma dieta saudável a partir dos 40 anos tinham entre 43% e 84% mais chances de manter um bom funcionamento físico e mental aos 70 anos, em comparação com aqueles que não adotaram tais hábitos alimentares. Confira alguns dos pilares: