Cotidiano
X-Salada terá festival no centenário de Criciúma
Criciúma celebra o centenário com festival do X-Salada, rota gastronômica e homenagens ao lanche símbolo da cidade

Mais do que um lanche, o X-Salada é parte da identidade de Criciúma. Em 2023, o prato foi reconhecido oficialmente como patrimônio cultural imaterial do município, reafirmando sua ligação com a história e o cotidiano da cidade.
Com foco nessa tradição, a Comissão do Centenário de Emancipação Político-administrativa promoveu, nesta quinta-feira (2), o primeiro encontro com donos de lanchonetes e restaurantes que servem o clássico sanduíche. A iniciativa marca o início de uma série de ações voltadas à valorização da cultura local por meio da gastronomia.
Durante o encontro, o prefeito Vagner Espíndola destacou o papel dos empresários do setor na construção da identidade cultural e econômica da cidade, e propôs uma forma simbólica de homenagear o X-Salada nas comemorações do centenário.
“Vocês aqui hoje representam toda essa cadeia produtiva econômica da cidade. Além da questão gastronômica do X-Salada, todos vocês, em seus estabelecimentos, geram empregos e alimentam famílias. Comemorando o nosso centenário, queremos dar uma importância ainda maior ao Xis nessas celebrações. A ideia inicial é incluir no cardápio de cada estabelecimento o ‘X do Século’, o ‘X Centenário’”, afirmou o prefeito.
Cristiane Maccari Uliana Zappelini, presidente da Fundação Cultural de Criciúma, explicou que a proposta vai além do cardápio. Um dos focos do projeto é registrar a história por trás das primeiras receitas que se popularizaram na cidade, preservando o legado do X-Salada para as próximas gerações.
“Uma das principais iniciativas do projeto é coletar entrevistas com os fundadores dos primeiros estabelecimentos da cidade, buscando conhecer as histórias e compreender a origem das receitas que se tornaram símbolos de Criciúma”, detalhou Cristiane.
Entre as ações previstas, está a criação da Rota Gastronômica do X-Salada — um roteiro com informações sobre os locais que servem o lanche — e a realização de um festival que elegerá as 15 melhores receitas da cidade. Os vencedores receberão um selo comemorativo e o título de “X-Centenário”.
A organização do festival ficará a cargo do influenciador gastronômico Fernando Brunel, escolhido por representantes dos estabelecimentos como presidente da comissão do evento. Fernando reforçou a relevância da iniciativa para o setor.
“Em Criciúma existem mais de 100 lanchonetes e eu já visitei 73 delas nos últimos dois anos. Dar mais visibilidade ao X-Salada é importante para as lanchonetes, para o emprego que elas geram, para o produtor de carne, para quem produz o pão e para quem planta os legumes e verduras. Destacar o X-Salada no ano do centenário prova que estamos no caminho certo”, afirmou.
Ações previstas no projeto “X-Centenário”:
Ranking das 15 Melhores Receitas: Concurso que premiará os X-Saladas mais saborosos e criativos da cidade.
Rota Gastronômica do X-Salada: Catálogo interativo com informações sobre os estabelecimentos participantes.
Festival do X-Salada Delivery: Semana especial com promoções e entregas temáticas do lanche.
Selo X-Salada Centenário: Certificação oficial para os locais que participarem das ações comemorativas.
X-Salada Social: Iniciativa solidária em que lanchonetes distribuirão lanches a entidades sociais da cidade.
- Fotos: Jhulian Pereira/Decom